TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Educação Após Auschwitz

Por:   •  10/5/2016  •  Resenha  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 3

Pedro Tavares Rodrigue Silveira

Roger Dos Anjos, Fundamentos Filosóficos e Sócio Históricos da Educação

Física Licenciatura - Noturno

Theodor Adorno – Educação Após Auschwitz

A ideia fundamental do texto Educação Após Auschwitz é que os fatos ocorridos nos Auschwitz (campos de concentração nazistas) representam o retorno à barbárie, que persiste até na sociedade moderna. Pois, segundo o autor, nada justifica as atrocidades cometidas pelos nazistas.

Ele tenta então explicar o por que as pessoas retornam a barbárie. Segundo o autor, a pressão social leva as pessoas a cometerem atos injustificáveis contra minorias, sem refletirem, passam a defender causas que possam ser justificadas, levadas por um sentimento maior que sua vontade individual. Fazendo referência aos estudos de Freud, que citam que na própria gênese da civilização está contida a barbárie.

Para ele o fato das pessoas não saberem lidar com a liberdade, faz com que substituam facilmente seus super egos por autoridades externas, autoridades essas que podem ser de diversas frentes, incluído aqui os nacionalistas extremos. Essas autoridades manipulariam as pessoas a agirem conforme seus ideais, ajudando-os na promoção de atrocidades como o holocausto. Adorno critica de forma veemente as “pessoas que se enquadram cegamente no coletivo” e “fazem de si mesmas meros objetos materiais, anulando-se como sujeitos dotados de motivação própria. {...}”(Adorno, 2003).

Para o autor, algumas formas de violência são exemplos claros de como os homens ainda agem de forma bárbara, ao fazer alusão ao esporte, que dependendo da modalidade e da forma que é aplicado, pode gerar cenas de agressividade e violência explícita, dentro e fora de campos e quadras. Daí, Adorno perceber a importância de determinadas oposições existentes na sociedade, o contraponto entre o campo e a cidade.

O primeiro, o campo, tem produzido sujeitos que são facilmente arrebatados para grupos extremistas2 e o segundo, a cidade, por produzir agressividade em excesso3 . Adorno nos explica que a violência não atinge a toda civilização e relata que os mais fáceis de serem atingidos são as minorias e curiosamente aquelas consideradas, aos olhos alheios, supostamente, felizes.

Percebemos claramente que Adorno, em suas reflexões sobre Educação após Auschwitz, faz uso constante da psicanálise e um dos aspectos importantes que o autor ressalta, em seu texto, é a questão da consciência coisificada. Para ele, alguns seres humanos chegaram a tal ponto de frieza em todas suas relações, ao preferirem a companhia das máquinas em detrimento dos seres humanos e equipararem os próprios seres humanos a coisas.

Segundo Adorno, a tecnologia tem um papel importante nessa coisificação da consciência, principalmente por ela, a tecnologia, ser considerada um ente superior, fazendo os homens se esquecerem que são eles próprios que produzem a tecnologia e não o contrário. O pensador demonstra tal reflexão na passagem em que diz: “Os homens inclinamse a considerar a técnica como sendo algo em si mesma, um fim em si mesmo, uma força própria, esquecendo que ela é a extensão do braço do homem” (Adorno, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com