TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Filme; A pele que habito

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 4

1. PERSONAGENS

Robert Ledgard (cientista): Um cientista renomado que vive de luto pela morte da filha e da esposa pois, ambas cometeram suicídio pulando de uma janela. Robert pode ser considerado uma espécie de Dr. Frankenstein, pois por vingança, sequestra Vicente após ele supostamente ter estuprado sua filha, e então começa uma serie de cirurgias, para que, Vicente virasse corporalmente uma mulher. À medida que vai construindo a sua obra de arte, Robert se apaixona por ela, e lhe dá um nome cujo Vera. Porém, mesmo com as transformações físicas, Vicente/Vera consegue construir uma barreira na sua mente na qual Robert jamais poderia penetrar e mudar. Assim que Vera consegue um pouco de liberdade ela depara com a sua foto quando tinha o corpo de Vicente na sessão de desaparecidos no jornal e ouve que sua mãe ainda o procurava. Naquele mesmo dia Vera mata Robert e Marilia.

Ao comparar a história de Robert com as concepções do homem, fico pouco em dúvida a qual ele se encaixaria. O que parece o descreve melhor seria a concepção do Homem Natural, porém do ponto de vista da ciência, em que o homem é um “ser natural como todos os outros, sem mais nem menos” e, portanto, sem essência universal e necessária. Então a Biologia e Neurociência considera que o homem está em constante mudanças.

Vera/Vicente: É um personagem que passa pela mudança de sexo forçada, mas não se realiza completamente pois, as características psicológicas de Vicente não entram em conformidade com novo corpo (Vera). Esse fato deve-se a capacidade de Vera/Vicente em refugiar-se na yoga, prática de atividade física que o conectava com ele mesmo em sua essência mental em um mundo impenetrável por Robert. Além disso, Vera/Vicente sempre pedia panos para Marilia e os colava em mini manequins feitos de massinha, assemelhando as atividades que Vicente tinha no atelier de sua mãe.

Podemos afirmar então, que comparando o personagem com concepções do homem, Vera/Vicente seria a concepção clássica, afirmando que o homem é dividido entre corpo e alma e está sendo o pensamento, seria a característica que nos diferenciaria dos outros seres vivos. A alma e essência de Vicente continuou intacta apesar de seu corpo não ser o mesmo.

Zeca (irmão Robert): Um homem louco, bruto e impulsivo que comete atos imprudentes a lei. Aparece no filme após cometer um assalto a uma joalheria, pedindo abrigo a mãe e para tentar fazer com que o Robert faça uma cirurgia plástica em seu rosto para que ele continue a praticar seus atos inconsequentes. Sua loucura e tamanha que cogita a sequestrar a própria mãe para conseguir convencer seu irmão. Zeca tem essa cicatriz no rosto proeminente de um acidente no qual estava fugindo com a ex-mulher de seu irmão (Robert). No acidente Zeca salva a sua própria vida e deixa sua amante queimando viva.

Zeca se encaixaria na concepção que o Homem das Ciências humanas, que aponta claramente que o homem não possui consciência dos próprios atos e que age através dos desejos guardados no inconsciente. E segundo essa concepção o homem não é capaz de se conhecer.

Marilia (mãe de Robert e Zeca): Marilia é a mãe que ama os filhos e faz tudo por eles, mas não conta que eles são irmãos e nem muito menos conta para Robert que ela é sua mãe. Para ele ela é apenas a governanta da casa que o criou desde criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com