TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Documentário Ilha das Flores

Por:   •  21/6/2022  •  Resenha  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário Ilha das Flores retrata questões ambientais e desigualdades sociais criadas pelo sistema capitalista e a falta de políticas públicas para enfrentar o sofrimento dessa parcela da população, além de convidar as pessoas a refletir sobre os hábitos consumistas da sociedade que dão origem à produção desenfreada de resíduos.

O filme gira em torno de dois temas: os padrões de produção e consumo da sociedade e o impacto do dinheiro (e a falta dele) na vida das pessoas. Primeiro, fica claro como estamos produzindo demais, consumindo demais, e depois não sabemos o que fazer com o lixo que sobra e que acabam indo para os aterros sanitários. Por outro lado, muito do que é jogado fora ainda pode ser consumido.

Outro tema em que o curta metragem foca são as consequências e o impacto do capitalismo na sociedade. Cada vez mais a liberdade que os humanos almejam é posta à prova quando se trata de dinheiro. O filme apresenta reflexões sobre tudo, desde o poder do dinheiro na vida das pessoas até privá-las de sua liberdade. Assim como o lixo é excluído, essas pessoas também o são. Por falta de fundos, vivem fora do campo de visão da sociedade e sem oportunidades. Isso ocorre porque o dinheiro é rei no mundo capitalista. Como o dinheiro é feito por humanos, temos aqui um exemplo perfeito da máxima do filósofo Thomas Hobbes: "O homem é o lobo do homem".

Ilha das Flores é um curta que nos leva a questionar até que ponto a ética e a moral do indivíduo são afetas, tendo que se submeter a situação degradante de ser colocados abaixo de porcos por não ter o poder de escolher com o que se alimentam, como no trecho:

“O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores depois dos porcos na prioridade de escolha de alimentos é o fato de não terem dinheiro nem dono.”

O título do filme nos dá uma ideia do exato oposto do que o filme relata. Mostra o quanto as pessoas se preocupam com dinheiro, mostra o quanto uma pessoa está faminta. Isso mostra que, apesar de suas vantagens intelectuais, os humanos são frequentemente comparados a pessoas irracionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com