TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme: Mauá - O Imperador e o Rei

Por:   •  28/2/2020  •  Resenha  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

Taís de Góes Vieira Garcia.

Resenha do Filme: Mauá - O Imperador e o Rei.

O filme  Mauá - O Imperador e o Rei: conta a história de Irineu que começa na cidade de Rio Grande do Sul em 1819. Ainda com 06 anos de idade perdeu seu pai e foi levado por seu tio ao Rio de Janeiro.

Seu tio conseguiu emprego para ele no comercio do SR. Pereira, um comerciante muito influente na éppca.

Irineu muito esforçado e ávido, começa a se destacar e ganhar a confiança do Sr. Pereira, que então passa a delegar trabalhos mais relevantes ao jovem.

Na epoca, já mais jovem, o comercio de SR. Pereira não estava indo muito bem, pois haviam muito devedores e seu patrão estava a beira da falência. Irineu se propôs a ajudá-lo intermediando nas negociações para recuperar seus bens. Comprou algumas ações bem abaixo do mercado e que estavam valendo bem pouco, pois o Banco do Brasil estava falindo e o país em crise, trouxe a queda de muitos fazendeiros donos de escravos.

Irineu conseguiu quitar a dívida de seu patrão ganhando admiração pela forma de negociação, com outro banqueiro inglês, que lhe ofereceu .

A partir daí , Irineu foi ganhando ascenção profissional se tornado acionista do Branco do Brasil, que retomou a sua economia, se tornando um homem de muitos bens .

Era uma homem que lutava pela liberdade dos escravos; que o país seria mais desenvolvido de fizessem igual a Inglaterra, que havia abolido a escravidão. Portanto seus opositores eram contra as ideias de Irineu, pois acreditavam que se libertassem o escravos, o Império iria acabar.

Irineu ganhou o tíitulo de Barão aos 40 anos de idade, por construir a primeira estrada de ferro do país, investiu em companhias de bondes no Rio de janeiro, foi um dos grandes incentivadores de ferroavias no Brasil, sendo que a primeira delas foi a ferrovia Mauá, que ligava o Rio de Janeiro ao Vale de Parnaíba. Conttibuiu também para outros serviços públicos.

As ideias do Barão eram voltadas para a indústria e comércio e não para a agricultura, onde se concentrava a maior elite, donos de terras. Para ele, só a assim a economia poderia girar.

Irineu foi um homem que tinha muita visão além da época atual, porém eram poucos que acreditavam em suas ideias. O imperador via o Barão como uma afronta que queria passar por cima de suas ordens e ter mais poder do que ele sobre o povo, e por conta disso o governo imperial deu a ele uma punição que o levou a falência.

Com queda do Barão, a esperança de revolução industrial que toda a população esperava, foi por água abaixo.

Pois ele busca igualdade e oportunidades para que o Brasil pudesse se desenvolver e a classe trabalhadora acompanhasse o desenvolvimento.

Se o Barão conseguisse implantar suas ideias no Brasil, seria como a Inglaterra; uma  economia liberal e de incentivo a industrialização.

Irineu, que foi o homem mais rico do Brasil, após sua falência, voltou a exercer suas atividades econômicas. Conseguiu quitar suas dividas e trabalhou até seus últimos dias, como corretor de negócios do café.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com