TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre ética - entrevista

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Januário Oliveira Matrícula: 2015144

Professora: Eliane Nóbrega

Disciplina: BIOÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

Atividade: Resumo sobre um dos documentos ou vídeos vistos em sala de aula

Tema: Vídeo - entrevista no programa de Jô Soares sobre ética com o Professor Clóvis de Barros Filho, exibido no dia 19 de outubro de 2012.

Novembro de 2017

Relatório

O documento escolhido para escrever foi o vídeo de uma entrevista sobre ética, concedida pelo Professor Clóvis de Barros Filho no programa de Jô Soares no dia 19 de outubro de 2012. Com duração de aproximadamente 17 minutos, o vídeo é uma gravação do programa de Jô Soares quando o Professor Clóvis de Barros Filho foi convidado para apresentar seu livro, A vida que vale a pena ser vivida, e na ocasião a entrevista se desenvolveu em torno do tema ética.

Para o Professor Clóvis, o grande objetivo da ética é a reflexão da melhor forma de se viver. Quando perguntado sobre o ensino de ética no colégio, o Professor observa que é um assunto ausente nas escolas e que a preparação do cidadão para identificar a melhor forma de se viver, está fora dos currículos das escolas. Consequentemente essa formação deficitária formará adultos que acreditaram que a ética é um conjunto de regras prontas que lhes será imposto.

A ética é a arte da convivência, por isso pensamos o tempo todo, para encontrarmos situações de convivência.

Para o Professor, a moral é o pensamento do homem sobre a melhor forma de se viver e conviver, em torno do comportamento que o homem teria, mesmo se não fosse vigiado, ou seja, é um conjunto de conduta humana que não depende do olhar do outro.

Sobre o ensino de ética e moral nas escolas, observa o Professor que a escola desmoraliza a vida escolar quando põe vigilância, como câmeras, em suas dependências, ao invés de oferecer uma sólida formação moral, para que o aluno possa deliberar sobre a própria vida independentemente de fiscalização e dos olhares externos, segundo sua própria consciência moral.

“Pesa sobre nós a angústia de ter que decidir a vida a cada 10 segundos”.

Prof. Clóvis de B. Filho

Referência:

https://globoplay.globo.com/v/2199591/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar

Fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com