TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Heraclitos X Parmenides

Por:   •  16/9/2023  •  Ensaio  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

Matéria – FCH001- |Introdução à Filosofia

RESUMO

Os filósofos pré socráticos foram os primeiros a romper com a explicação mitológica e buscavam explicar a natureza de forma racional e lógica indo em busca da arché, a origem das coisas, em especial dois filósofos que se destacam, Heraclitos e Parmênides criaram um embate entre o mobilismo e o imobilismo e foram fundamentais para o desenvolvimento da filosofia. Os conflitos de suas idéias fundamentaram futuras discussões da realidade.Apesar de Heraclitos e parmenides compartilharem do entendimento de que os sentidos podem nos enganar, suas teorias em essência se contrapõem. Heraclitos(mobilismo) diz que a arché seria o fogo por estar sempre se reconfigurando, ele acredita que as coisas estão em eterno “devir” , e que tudo está em constante mudança e que a única constante imutável é o fluxo das coisas, que é impulsionado pelo conflito dos contrários gerando mudanças constantes. Antagonizando Heraclitos, Parmênides (imobilismo) busca explicar a arché como ser imutável e infinito, as coisas são como são e que a ideia de mudança não passa de uma ilusão dos nossos sentidos, e que usando a razão para perceber o mundo percebemos a realidade é imovel, eterna e indivisível.

“Não há nada além do ser, pois tudo que existe é e tudo que não existe não é”. As aparências mudam mas a essência não, tudo que existe pode ser falado e pode ser pensado, e o que não existe não pode ser pensado nem falado por ser inconcebível.

Referências

BOCAYUVA, Izabela. Parmênides e Heráclito: diferença e sintonia. Parmênides e Heráclito: diferença e sintonia, [S. l.], p. 399-412, 14 jan. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/kr/a/rWZNkL8X75xp6pFpQR8MWHN/. Acesso em: 9 set. 2023.

IGLÉSIAS, Maura. PRÉ-SOCRÁTICOS: FÍSICOS E SOFISTAS. In: ZAHAR. Curso de filosofia. 15. ed. Rio de janeiro: ZAHAR, 2012. cap. 1, p. 12-31.0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (46 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com