TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do File O jovem Karl Marx

Por:   •  7/5/2020  •  Resenha  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 2

Isabella Eliza Gonçalves – 1CONN12 - terça ferira noite –

 “O jovem Karl Marx”, produzido em 28 de dezembro de 2017.

O filme mostra a vida do escritor durante o período que ficou conhecido como “Marx jovem” entre os anos 1844 e 1848, época em que começou a amizade com o filho de industrial Friedrich Engels.

No auge de seus 26 anos, Marx está envolvido com a elite europeia numa época de muitas evoluções sociais perceptíveis. Assim como ele, vários pensadores tentam explicar a nova sociedade, formulando teorias sobre as injustiças e contradições sobre o novo sistema político e econômico

Em uma das cenas, a contradição de Engels vira destaque. Sendo ele filho de industrial e burguês, o mesmo se incomoda profundamente com a condição de trabalho dos operários. Há, ainda hoje, quem considera isso como hipocrisia, por tanto, nada o impede de ser solidário aos trabalhadores. Em um dos discursos mostrados no filme diz que: o trabalhador não tem condições de lutar ou refletir sozinho a partir da realidade que vive, mas é possível lutar com a união e o apoio; como indica o lema da Liga Comunista: “trabalhadores do mundo, uni-vos! ”.

Vale ressaltar que: a Europa no século XIX está presenciando a queda dos regimes absolutistas, a ascensão da burguesia e principalmente, o surgimento de uma nova classe de operários de fábricas, das quais as condições de trabalho e de exploração são os estopins para tantas movimentações políticas. A revolução Francesa, por exemplo, prometeu igualdade, fraternidade e liberdade; porém, essas ideologias estavam longe de serem alcançadas pelo povo operário. Acidentes de trabalho eram comuns, operários eram substituídos com frequência e a desigualdade social só crescia. E por isso, teorias conceituais circulava entre os círculos de pensadores, sendo na arte, filosofia, política ou na economia.

O aumento rápido desses discursos é o que deixa o filme mais interessante e ao mesmo tempo difícil. A montagem deixa a desejar em alguns momentos, obrigando quem está assistindo a ter atenção total para não perder nenhum detalhe. Na verdade, acredito que essa é a intenção do diretor: mostrar que a ideia de Marx não era criar algo novo, mas que no impulso de querer entender o mundo e transformá-lo, de querer juntar diferentes teorias que já orbitavam o filosofia e sociologia e unir tudo em uma obra que explicasse a história.

Mesmo que essa fase, e até mesmo o filme, acabe na publicação do livro “O manifesto comunista”, em 1848, é notável que essas teorias que viriam a ser estudadas e explicadas em “O capital” estão flutuando entre as ideias ainda sem formação.

O filme “O jovem Karl Marx” não tende a ser didático, mas mostra um homem à frente do seu tempo; um filosofo, escritor, ensaísta político e econômico, do qual a genialidade marcou uma época e influencia o mundo nos dias atuais

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (55.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com