TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR:"AS TRANÇAS DE BINTOU"

Monografias: SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR:"AS TRANÇAS DE BINTOU". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 10

SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR:”AS TRANÇAS DE BINTOU”

SINTESE REFLEXIVA INTERDISCIPLINAR:”AS TRANÇAS DE BINTOU”

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Artes e Música, Ensino de Natureza e Sociedade, Ensino e Alfabetização II e Fundamentos da Gestão Educacional.

Prof. Laura Célia Sant’Ana Cabral Cava

Prof. Vilze Vidotte Costa

Prof. Andréia Zômpero

Prof. Helenara Sampaio

Prof. Raquel Rodrigues Franco

Tutor Eletrônico. Fabiana Cavassani Fussuma de Souza

Tutor Presencial: Nilce Malta Guimarães

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fazer uma síntese entre o livro literário “As Tranças de Bintou” e o texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”. O livro conta a história de uma criança chamada Bintou, que sonha em ter tranças. Ela não consegue o que quer, pois segundo a tradição local criança só pode usar birotes.

Quando a avó de Bintou fala-lhe sobre as questões de como as mães pararam de deixar as meninas tenham cabelos longos ela resmunga porem conforma-se e torna-se a heroína da história por salvar os dois amigos. Entretanto, no final da história ela fica feliz com seus cabelos enfeitados por belas fitas coloridas com conchinhas, ela sente-se realizada, pois sem preconceitos nem resistências mesmo se tratando de uma menina pequena. No texto uma Abordagem Integrada da Aprendizagem segundo parágrafo fala que: “Ao permitirmos que elas percebam conceitos mais abstratos funcionando na realidade de seu mundo familiar, forja-se outro elo significativo de aprendizagem.” Isso mostra que a criança aprendeu outro conceito fundamental para seu desenvolvimento cognitivo.

No final dessa apresentação é sugerida uma atividade para cada matéria do curso de pedagogia sendo elas: Ensino e Alfabetização ll, Ensino da Matemática na Educação Infantil, Ensino das Artes e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, baseada nos dois assuntos acima descritos.

2 - SÍNTESE REFLEXIVA

A História da Bintou é a base para desenvolvimento de vários assuntos em aulas para crianças referentes à: não discriminação, a regionalidade ao companheirismo, ao bom exemplo de convivência entre jovens e adultos etc.A Historia de Bintou fala de seu desejo em ter tranças e esse desejo é frustrado, pois nos ensinamentos de sua avó ela diz que as crianças não podem usar tranças, devido a algo acontecido no passado de seu povo onde as crianças que usavam tranças ficavam vaidosas e não queriam fazer amigos nem brincar, optando por cuidar dos cabelos e tornando assim crianças vaidosas, o que para a cultura do seu povo era prejudicial.No texto “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem” (Harlan, 2000) mais especificamente no segundo parágrafo fala sobre: Crianças com talentos intelectuais diferentes pode encontrar vias de aprendizagem mais significativas e emocionalmente satisfatórias.. “Nessa abordagem podemos fazer um paralelo com o livro As tranças de Bintou”, pois em todo contexto, percebe-se que essa criança apesar de sua baixa autoestima no inicio da história quanto ao seu desejo de ter tranças, ela se conforma quando tem parcialmente seu desejo realizado quando sua avó faz seus birotes com fitas coloridas e conchinhas tal qual em seu sonho que sendo um sonho com tranças mais que o sol a segue e ela passa então a se valorizar, uma menina mais bonita e entende que quando crescer terá suas tão sonhadas tranças já que essa tradição faz parte de sua cultura.Ainda sobre o texto

Uma Abordagem na Aprendizagem assunto pode ser explorado de várias formas e em todos os setores da matérias que fazem parte do curso de pedagogia, pois ele aborda temas com nas matérias de matemática e suas formas de aprendizagens fazendo “parte integrante de toda ciência, uma vez que oferecem vias de quantificação e registro das observações” (Harlan, 2000). Na seqüência o mesmo texto aborda que “a música para fortalecer a compreensão científica de várias formas”, na história de Bintou as questões da regionalidade são bastante enfatizadas, nesse contexto tem-se muita musicalidade e interação dos mais jovens com os mais experientes gerando uma cultura muito rica. Na realidade de Bintou o contexto trabalhado gira em torno da regionalidade e inibe a idéia racista, mostra uma realidade de um povo que respeita suas tradições e cultua seus costumes.

Nessa visão ampliada é que a educação das crianças deve ser pautada, pois somos iguais e nessa alfabetização ampliada não deve ser criada dicotomia nem em relação à educação nem em tratamento diferenciado por religiões, raças, crenças ou tradições. Com essa linha de educação estamos contribuindo para o reconhecimento de uma formação cultural e construção de identidade do individuo para uma realidade da escola e vivência da vida real de formação de uma criança consciente sem preconceitos formados.

Assim propõem-se algumas atividades práticas a partir da história de Bintou. Dentro das seguintes áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática.

Atividade a partir da história de Bintou para a área de Natureza e Sociedade com objetivo de Conhecer contos africanos e afro-brasileiros, ampliar o repertório literário das crianças, apreciar as gravuras que ilustram os contos, promover a elevação da autoestima das crianças. Os conteúdos a serem trabalhados nessa atividade são a oralidade, a leitura, a apreciação de novos contos. O tempo estimado da atividade é de 100 minutos o material necessário o livro de contos “As tranças de Bintou”, lápis grafite, lápis colorido, borracha, papel sulfite.

Para o desenvolvimento da atividade: Acomodar as crianças em círculo e apresentar os livros propostos em seus dias definidos, perguntar se as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com