TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 2

1) Escreva com suas palavras qual foi a conclusão de Flavia Piovesan sobre os 75 casos de violação de direitos humanos que foram levados à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

2) Explique qual é a importância do conceito de prudência (phrónesis) para os gregos.

3) Sob que aspecto o conceito de prudência adquiriu outras nuanças na Idade Média?

4) O que mudou no conceito de poder, a partir da modernidade?

5) Qual foi a importância dos códigos do sécolo XIX?

6) Em 10 de dezembro de 2008, foram comemorados os 60 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Como você interpreta a imagem do pôster de comemoração? O que significa a frase temática: “Iguais na diferença”?

7) Escreva uma dissertação com argumentos que justifiquem seu ponto de vista sobre o tema: “Direitos humanos são ‘diretos de bandidos’?”

8) (UEL-PR) Leia o texto a seguir.

“Os Direitos Humanos têm um pressuposto que é o de reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é também para o próximo. Reconhecer esse postulado nos leva a outras dificuldades: definir quais bens materiais e simbólicos são indispensáveis a nós e aos outros, ou ainda, a todos os seres humanos. [...] A distinção entre ‘bens compressíveis’, como os cosméticos, os enfeites, roupas extras, e bens incompressíveis, como o alimento, a casa, a roupa, não é suficiente para criarmos critérios sobre quais direitos são essenciais. Poderíamos ampliar o entendimento dos bens incompressíveis que não seriam apenas aqueles que asseguram a sobrevivência física em níveis decentes, mas também os que garantem a integridade espiritual. Desse modo, seriam bens incompressíveis a alimentação, a moradia, o vestuário, a instrução, a saúde, a liberdade individual, o amparo da justiça pública, a resistência à opressão, e, também, o direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não, à arte e à literatura.”

Com base no texto, assinale a alternativa em que o verso apresenta clara correspondência com a temática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com