TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Dissertações: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 3

1-A consciência coletiva, segundo Émile Durkheim (sociólogo francês, 1858-1917), é a força coletiva exercida sobre um indivíduo, que faz com que este aja e viva de acordo com as normas da sociedade na qual está inserido.

2-A primeira característica a coerção social, sendo a força que os fatos exercem sobre os indivíduos, obrigando-os a conformarem-se às regras impostas pela sociedade em que vivem, não havendo, contudo, a vontade ou escolha dos indivíduos. Tal força manifesta-se quando o indivíduo adota um determinado idioma, quando aceita determinado tipo de formação familiar ou quando está subordinado a determinado código de leis. A coerção é constatada pelas sanções que serão impostas ao indivíduo, caso ele venha a se rebelar. Essas sanções, em princípio, são espontâneas, para desvios leves, provenientes de uma conduta não adaptada à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence. Desvios considerados graves sofrem coerção através da punição (peso das leis). Essas regras são transmitidas através da educação, seja ela formal ou informal.

"Na nossa cultura, o uso de vestimentas é algo que vem sendo transmitido de gerações para gerações, fazendo com que o indivíduo tenha essa prática naturalmente. Aquele que por alguma razão não o fizer, estará sujeito a ser excluído ou discriminado dentro do seu grupo, por não enquadrar-se aos padrões que a própria sociedade determinou."

A segunda característica dos fatos sociais é que eles existem e atuam sobre os indivíduos, cuja vontade própria independe da vontade ou adesão consciente, sendo denominada como: exterior aos indivíduos. As regras sociais, os costumes, as leis são existentes antes até do nascimento das pessoas, que deverão obedecê-las sob a pena de punições.

A terceira característica é a generalidade. Os fatos sociais se manifestam através da natureza coletiva ou um estado comum ao grupo, a exemplo, os sentimentos e a moral.

"É social todo fato que é geral."

3-Salário é o valor recebido pela prestação de um serviço ou conjunto destes em um período mensal, semanal, diário, etc., com relação de emprego definida por lei.

A forma de quantificar o valor de um salário, é pelo esforço dispendido, pelo grau de responsabilidade na operação de patrimônio da empresa, pelo resultado alcançado com ele e advindo dele, pelo tamanho da equipe,

4-FORÇAS PRODUTIVAS: compreendem os meios de produção e as relações de produção, assim especificados: instrumentos de trabalho, conhecimento cientifico, domínio técnico, habilidade técnica, hábitos de trabalho, energia humana despendida no processo da produção, tudo isso sob relações sociais concretas de produção entre os agentes da produção.

5-Subdesenvolvimento

O subdesenvolvimento é produzido como consequência da evolução capitalista. Os países em desenvolvimento estão, em maioria, na África, Ásia, América Latina e vários países ex-socialistas

Origens históricas: quase todos foram colônias de exploração no passado. As riquezas retiradas das colônias permitiram maior acúmulo de capital na Europa. Com a Revolução Industrial, as potências se expandiram às custas dos menos desenvolvidos; mais tarde, com o Imperialismo, aumentou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com