TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Artigos Científicos: Trabalho De Sociologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de desumanização e coisificação do outro

A desumanização é fazer com que um ser humano deixe de ser menos que outro ser humano, tirando seus direitos humanos como sua personalidade, criatividade, compaixão e amor para com os outros.

A coisificação é tratar ou transformar um ser humano como "coisa" é quando um individuo na sua vida social perde o valor essencial e passa a ser tratado apenas como coisa. O valor moral é substituído pelo valor material, cresce a necessidade da auto- afirmação do parecer, para satisfazer certos interesses. A desumanização e a coisificação do outro aparece por diversos meios dentro deles o comportamento das relações humanas.

A exploração sexual de crianças e adolescentes

Onde são tratados como uma mercadoria para prazer de certo individuo como um objeto descartável que secompra, usa e joga fora.Ocorre geralmente com pessoas do sexo feminino, de classe social baixa , com pouca escolaridade, onde é oferecida ganhos.

Pobreza e Exclusão

Não há evidências, na história, de que houve alguma sociedade igualitária. Havia idéias de distinção e de discriminação entre grupos sociais. Diferenças de sexo e idade onde grupos discriminados exerciam funções diferentes, tendo certa parcela de poder e determinados direitos e deveres. Na sua “evolução”, as sociedades foram se tornando mais complexas, onde membros não tinham iguais acesso a algumas vantagens como poder de decisão e a liberdade. Durante todo esse processo, tendência marcante foi a “diferença” crescente tornando complexa a sociedade, onde diferentes grupos formados passaram a se distinguir por etnia, nacionalidade, religião, profissão e, de forma mais acentuada, por classe social. Como sociedades plurais, formadas por inúmeros grupos, cada um teriam uma função, um conjunto de direitos, deveres, obrigações e possibilidades de ação social. Tem-se assistido o resultado desse longo processo histórico, na formação de uma civilização complexa e diferenciada, onde todos procuram conquistar direitos na luta pela igualdade social. O que se vê é que boa parte da população vive à margem dos benefícios do desenvolvimento industrial e sem terem acesso a uma quantidade mínima não só de bens, mas de educação, saúde e segurança.

A modernidade levou a humanidade a acreditar no progresso, na evolução de indivíduos e nações, enfim, onde acreditaram que tudo daria certo. No entanto, a realidade comprovou o contrário. Nessa forma de organização social há contradição quando a desigualdade assume o caráter de privilégio de alguns e de injustiça para com outros. E é essa nova consciência que torna a pobreza tão incômoda.

Significados

Significado de Desumanização

Ação ou efeito de desumanizar; fazer com que fique desumano; perder a essência humana.

Antônimos de Desumanização

Antônimo de desumanização: humanização

Definição de Desumanização

Classe gramatical: Substantivo feminino

Separação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com