TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Filosofia - Saude e sociedade

Por:   •  16/6/2019  •  Dissertação  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Gustavo Henrique Nunes neves

8075439

ATIVIDADE:

Texto de reflexão elaborado através do material estudado.

[pic 2]

[pic 3]

Vitória-ES

2019

O texto apresenta, alem de um conteúdo extenso sobre saúde, doenças e possíveis impactos sociais diferentes visões de filósofos que apresentam suas ideias e pensamentos sobre determinado assunto, seja incluindo divisões sociais, raças e suas discriminações.

Podemos observar que a saúde nem sempre esta ligado ao fator biológico e genético, vimos que a sociedade em si tem um impacto muito grande, um exemplo e sobre a classe social menos favorecidas, que podemos chamar de pessoas pobres, sobre suas escolhas feitas desde cedo, seja algum tipo de vicio, alimentação ruim e etc. Tudo isso pode ter um impacto mais negativo sobre sua saúde, justamente por terem menos recursos, ou ate mesmo procurar socorro para seu problema em ultima hora. Diferente das classes mais favorecidas que possuem uma facilidade maior para manter seus exames em dia, com maior facilidade de descolamento e etc.

Outro fator ligado a essa dificuldade entre as classes, é a etnia que por muitas vezes é algo predominante na sociedade em que vivemos, onde ate hoje acontecem fatos de discriminação racial por conta de seus fenótipos.

O texto cita também sobre a desigualdade entre homem e mulher que também é algo de grande relevância e discutido em nossa atualidade, sobre questões sociais e de vida.

Uma breve reflexão sobre tudo o que foi estudado, é que em cima desses fatos sobre classe social, racial, e desigualdade entre homem e mulher, possamos passar por cima e tratar todos como “humanos”, pessoas dependente de todo cuidado por igual, independente de sua raça, crença e etc. Devemos ser humanos e  profissional ao enxergar isso, e não deixar nenhuma barreira social, política ou ate mesmo econômica ofuscar a igualdade de todos, mesmo que por muitas vezes os fatores estão longe no nosso alcance, como a influência social, mas lembrar que podemos também ser uma influencia social através do nosso trabalho seja onde estivermos.

Um exemplo a ser dado em minha área de estudos, já que tratamos de saúde e bem estar através de atividades físicas, seja elas livres ou em academia com objetivo de promover saúde, é jamais tratar qualquer pessoa com desigualdade seja ela pertencente a alguma classe citada, seja rico, pobre, negro branco homem mulher, devemos trabalhar com todos de forma igual, seja na hora de uma prescrição de treino, seja um acompanhamento pessoal, seja uma consulta por anamnese. Concluo que, devemos tratar a todos com direitos iguais, principalmente dentro da área da educação física, onde alem de respeitarmos a individualidade biológica, devemos respeitar a individualidade social, etnia e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com