TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética humana x ética profissional

Por:   •  19/6/2017  •  Dissertação  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

Dissertação a respeito da Ética

A ética é algo muito vasto, pois se estende por quase todas as áreas sociais de uma civilização, porem serão abordados apenas duas pontas desse iceberg, sendo elas respectivamente a ética humana e a ética profissional.
A ética humana nada mais é do que as obrigações que um cidadão deve cumprir para com a sociedade e assim preservar a liberdade e o direito de todos. A ética profissional também não foge disso, pois mesmo em um ambiente de trabalho, o individuo ainda está dentro de uma sociedade e ele terá obrigações com ela, porém há pequenas diferenças que fazem com que elas se tornem tão diferentes do modo de vista geral.
A mais notável dessas diferenças é que na ética humana o que é desejável preservar é o direito de todos os indivíduos daquela sociedade enquanto na ética profissional o que se deseja preservar é o ambiente de trabalho e a postura do profissional. Mesmo em uma mesma situação dependendo de qual ética fosse adotada os resultados poderiam ser extremamente diferentes, um bom exemplo disso é o clássico caso: Você é um médico e no hospital em que você trabalha chega duas pessoas feridas, uma delas é um policial que teve uma lesão leve durante uma operação e a outra é o bandido gravemente ferido que foi o responsável pelo ferimento do policial.
Do ponto de vista da ética humana, você deveria cuidar do policial primeiro, pois ele é um defensor da liberdade e do direito de todas enquanto o bandido quebrou essa ética e cometeu atos bárbaros, porém do ponto de vista da ética profissional, você tem que salvar o máximo de vidas possíveis independente de quem seja, então você teria que atender primeiro o bandido que corre risco de vida.
Dado esse exemplo fica bem mais claro onde se localiza a tênue linha entre esses dois lados da mesma moeda e com isso posso concluir que mesmo suas essências sendo extremamente próximas ainda sim não são a mesma coisa e devem ser seguidas de acordo com a função que está exercendo na sociedade naquele momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (24.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com