TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 4

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

ALUNO: LUCAS

Este relatório do trabalho de Prática Como Componente Curricular, tem por objetivo, mostrar um panorama da Filosofia da Educação, centralizando o tema do qual despertou interesse na conversa praticada com a professora de educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento teórico da disciplina em questão.

Roteiro da Entrevista

O que é ensinar?

Ensinar é compartilhar conhecimentos, vivências e acrescentar algo a mais na vida do próximo. Para mim, o que se aplica melhor em o que é ensinar é o fato de compartilhar saberes.

Como você escolhe seus procedimentos de ensino?

Procuro colocar o aluno em vivência com o cotidiano, aplicando os conhecimentos a práticas já exercidas na sociedade em que o aluno está inserido, trazendo comparações e exemplos do cotidiano do mesmo, pois com isso, torna-se facilitador o desenvolvimento em sala de aula. Trabalhando melhor com o método construtivista, que se trata de colocar o aluno como centro da aprendizagem, aplicando na prática o que se aprende na teoria.

Você se baseia em algum teórico? Qual? Como?

Eu procuro tirar um pouco do que cada um tem a acrescentar. Não me baseio em apenas um, pois acho que todas as teorias de grandes pensadores da educação têm a acrescentar em algum momento das vivências em sala de aula. Em outros casos, me espelho muito em Maria Montessori para a educação infantil. Pois acho super válido a criança aprender com a liberdade de errar para acertar, o que o método Montessoriano praticamente diz.

Como acontecem as relações interpessoais em sala de aula? Como você trabalha os conflitos?

Bom, eu busco entender o porquê dos conflitos, pois para haver um conflito, tende haver um motivo. Não consigo expressar como eu trabalho os conflitos, pois é algo que se dá no dia a dia. Porém, busco sempre na base do diálogo, compreender o que levou a gerar tal conflito. Com relação ao convívio geral, consigo prosseguir aula com leveza, buscando uma relação de carinho, amizade e respeito, para que o educando entenda que mesmo havendo afeto, tem que haver respeito entre professor e aluno, e vice-versa.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Levando em conta a entrevista e a disciplina em questão, resolvi falar sobre Maria Montessori, uma pedagoga nascida na Itália em 1870, que renovou o ensino, desenvolvendo um peculiar método que ficou mundialmente conhecido como ‘’método Montessori’’.

O método Montessori, dirigido especialmente às crianças do período pré-escolar, é baseado no estímulo da iniciativa e capacidade de resposta da criança, através do uso do material didático especialmente desenhado. O método propõe uma enorme diversificação das tarefas e a máxima liberdade possível, de tal maneira que a criança aprendia por si mesmo e seguindo o ritmo de suas próprias descobertas.

Este método, já maduro pela experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (39.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com