TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Grande História dos Mapas

Por:   •  22/3/2020  •  Resenha  •  629 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

A grande história dos mapas. Resumo:

Definição de mapas: Os mapas nos dão uma representação do mundo, são onipresentes, estão em todos as nossas atividades, são indicadores de espaço e tempo. Delimitam as fronteiras de um território, ajuda a entender o mundo.

Vários motivos que levaram a essa tal evolução dos mapas: Dinheiro, Religião, Comércio.

Os mapas dão uma visão de cima, onde poderíamos usar para se localizar. A civilização mais avançada sobre os mapas foram os gregos.

Século Vlll: Homero deu a sua visão do mediterrâneo.

4 séculos depois: Historiador Heróto localizou a Grécia no centro do mundo O conceito da terra ser esférica é um conceito antigo.

Erastóstenes: media a circunferências da terra, comparando com o sol em Alexandria e com siene (cidade) no alto Egito. Se tornou uma medida histórica.

Cláudio Ptolomeu: Primeiro verdadeiro cartógrafo do mundo ocidental. A latitude: já era dominada na época.

A longitude: Maior obstáculo na história da criação de mapas.

Na Europa (século V a XV), o conhecimento antigo sobre a cartografia foi esquecido, os europeus usavam um mapa itinerários que indicavam os nomes das cidades.

A grande influência da igreja a terra acabou se tornando “plana”, nessa época os mapas eram divididos em três partes, por causa dos três filhos de Noé.

Já no mundo árabe, havia uma grande preocupação com esse conhecimento. Que foi para no ocidente, progrediu por causa das comunicações entre os países, eles utilizaram uma invenção chinesa (bússola).

Todos esses conhecimentos foram transmitidos para os europeus, usando o compasso e a régua, criaram o mapa portulano (rotas marítimas). Com o tempo a verdadeira cartografia grega foi redescoberta.

Século XV: Avanços científicos, comércio, conquistas.

Disputas por território entre: portugueses, espanhóis, holandeses e franceses

Os primeiros a sair para descobrir novas rotas de comércio foram os chineses com uma grande frota, mas eles não descobriram novas rotas.

Os europeus também saíram para explorar, com essa aventura para descobrir novas rotas, novas terras... acabou surgindo o Tratado de Tordesilhas; controle sobre as terras não descobertas

Em 1494: Quando foi divido por duas partes definidas pelo Papa. Hemisfério ocidental portugueses, Hemisfério oriental espanhóis.

Cristóvão colombo tinha o conhecimento da cartografia antiga.

No século XV, a cartografia portuguesa era a mais avançada. Muitos viajantes como Vasco da Gama, que no século VXl, encontrou a índia, Magalhães entrou num oceano calmo que acabou chamando de “pacifico”.

Mercador, que inventou o atlas um livro contendo vários mapas divididos, bastante usados como ferramentas de navegação.

Tentou colocar o globo num plano, essa projeção onde as linhas dos meridianos são perpendiculares ao equador (linhas retas, mesmo espaçamento), facilitou a navegação.

Uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com