TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História dos Mapas

Por:   •  18/5/2022  •  Resenha  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

A grande história dos mapas

 A grande história dos mapas é um documentário que fala sobre a origem dos mapas no mundo, como seu uso foi de fundamental importância para possibilitar que as civilizações descobrissem mais sobre o território em que vive. Assim, além da parte da geografia ainda conta com uma parte histórica tendo em vista que conta a evolução dos mapas, já que existem mapas datados em mais de 3 mil de anos. Os mapas estão sempre presentes em nossas vidas, tanto em viagens e até mesmo em previsões de tempo.

 Existem várias famílias de mapas, por exemplo a família que poderia ser chamada de cadastro, que nos ajudam a circular por um território conhecido. Um dos mapas mais antigos é o Mapa Bedolina, uma figura rupestre localizada no norte da Itália feito á cerca de 3 mil anos atrás. Na história dos mapas existem vários nomes que se destacam como o poeta Homero, o historiador Heródoto, já os matemáticos Euclides, Tales e Pitágoras foram de suma importância para tornar a Cartografia mais precisa, com a invenção da astronomia e assim provaram que a terra era redonda e descartando a teoria de que ela era plana, Ptolomeu inventou a primeira cartografia cientifica.

 A longitude naquela época era a maior dificuldade encontrada para a confecção dos mapas, pois existiam muitos erros nos cálculos, inclusive erros cometidos por Ptolomeu. Na idade média, os comerciantes usavam mapas itinerários em suas viagens, neles existiam os nomes das cidades sem que não pareciam em nada com a imagem real.

Na cartografia medieval a igreja voltou a defender que a terra era plana e a dividiu em três partes fazendo referência aos três filos de Noé (Mapas T em O) e com isso teve um atraso cientifico na história. Já no mundo Árabe, existia uma grande preocupação com a ciência, pois existia muita comunicação entre os países e com isso a confecção dos mapas progrediu. Com os árabes a bussola, o compasso e a régua se tornaram ferramentas náuticas e com isso eles confeccionaram os mapas portulanos, o que tornou as viagens mais seguras, esses mapas foram escritos em pergaminhos e alguns em papeis. Colombo estudou um dos mapas de Ptolomeu, mesmo com os erros dos cálculos da longitude, e, com o financiamento da igreja católica ele descobriu as Barramas que seriam as Américas e com isso descobriram novas rotas e novas terras para serem evangelizadas, sem contar na abundância de ouro e outras riquezas. Graças as potências espanhola e portuguesas que queriam dividir as riquezas das novas terras, teve origem o Tratado de Tordesilhas, assim no dia 07 de junho de 1494 o mundo foi dividido em 2 partes pelo Papa, ficando hemisfério oriental para os portugueses e o hemisfério ocidental para os espanhóis. Seis anos depois o Brasil foi descoberto pelos portugueses. A cartografia portuguesa, do século XV, era a mais avançada daquela época, mas tudo era mantido no mais alto sigilo, os mapas eram documentos altamente secretos, em alguns casos eles eram forjados para que as forças politicas ficassem com certas terras. No século XVI Vasco da Gama cruzou o Cabo da Boa Esperança e navegou até a costa oriental da África. Ele descobriu as Índias. Exploradores, conquistadores, missionário e comerciantes continuaram com as descobertas e também criaram novos mapas cada vez com mais terras descobertas, com isso a cartografia entrou em uma nova era. Mercator foi quem criou o termo Atlas, que seria um tipo de “Cadastro Moderno”, o que mostrava todo o território com muita precisão o que trouxe progresso e para os navegadores viagens mais seguras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com