TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS UNIVERCIDADES

Por:   •  15/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

INCLUSÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NAS UNIVERCIDADES

Andréia da Silva Santos

Brenda Larissa Souza Lima

Elizete Rocha

Leila Cordeiro

Loana Gomes Alexandrino Fagundes

Silvani Mazza

JI-PARANÁ

2017

[pic 2]

Andréia da Silva Santos

Brenda Larissa Souza Lima

Elizete Rocha

Leila Cordeiro

Loana Gomes Alexandrino Fagundes

Silvani Mazza

 Tutor externo: Carla R.S Vieira

Centro Universitário Leonardo da Vinci- Uniasselvi Serviço Social (438)- Seminário Interdisciplinar II 06 de dezembro de 2017

JI-PARANÁ

2017

RESUMO

Tem crescido o ingresso de alunos com necessidade especial educacionais na rede regular de ensino, tornando necessário um aprofundamento na reflexão de educação exclusiva. Este trabalho tem como objetivo discutir desafios da educação inclusiva no ensino superior. Com base nessa finalidade, verificamos suas características e seus objetivos principais, as suas determinações a instituição de ensino superior brasileira, analisamos o percurso da educação inclusiva no cenário mundial e nacional. Então levantamos questões especificas da educação inclusiva no ensino superior e foram identificadas três níveis de desafios para serem enfrentados: a tomada de posição das instituições sobre o objetivo e a elegibilidade dos alunos para seus cursos, a necessidade de formação pedagógica dos professores do ensino superior para a educação inclusiva, e a pratica educativa que propicie a participação de alunos e professores no reconhecimento das diferenças e na criação de estratégias para a superação.

Palavras-chave: acessibilidade, inclusão acadêmica.

INTRODUÇÃO

Neste trabalho buscamos desenvolver recursos necessários para que as pessoas com necessidades especiais sejam vistas como pessoas normais tanto no meio social como no meio educacional. Visando a sua inclusão com objetivos de superação físico, mental e social.

Muitas são as dificuldades encontradas por esses que buscam a sua inclusão. Bem como falta de recursos na sociedade, universidades e instituições em geral. Tudo isso esta apenas em papel, mas a realidade é diferente.

DESENVOLVIMENTO:

A trajetória de pessoas com necessidades especiais nas Universidades:

As primeiras discussões sobre o tema acessibilidade foram suscitadas nos Estados Unidos por volta de 1973, com a criação da lei reabilitação. Essa lei deu início as adaptações  nas  escolas e locais de trabalho.Toda essa movimentação teve suas raízes históricas com o advento da segunda guerra mundial e final da guerra do Vietnã onde muitos soldados voltavam como heróis da Guerra estavam mutilados ou com  seqüelas físicas e precisavam de um ambiente que os recebessem de forma adequada para o processo de reinclusão social. A organização das nações unidas (ONU) em 1981 estipulou como o ano internacional da pessoa com deficiência. E em 1993 publicou a norma sobre a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência, contemplando como área fundamental para a igualdade e participação.

No Brasil, sem o impulso histórico de soldados oriundos de guerras, o planejamento e construção das grandes cidades não como premissa a acessibilidade. Grandes arquitetos como Niemeyer por exemplo não projetava visando a diversidade humana, até porque naquela época não havia estudos nem tantas informações em torno desse assunto.

Diversas são as necessidades apresentadas pelos alunos nas universidades de graduação. Daí todos perguntamos será que as instituições estão realmente preparados para lidar com esse desafio? Infelizmente esta não e a realidade pois a oralidade e a escrita em muitos casos são primordial. Essas instituições aceita esses acadêmicos obrigatoriamente. Haja visto que a simples aceitação não os tornarão incluso no ponto de vista educacional.

De acordo com Almeida (1992 ,p.157).a educação  inclusiva deve ser:

“[...]voltada para o atendimento das pessoas com necessidade especiais  e não para o, enfoque neoliberal , no qual ela e revelada como necessária para se diminuir o gastos com as instituições especializadas e os seus alunos com deficiência, como tem sido comumente concebida a partir dos anos de 1990.[..] tem priorizado o desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos, em detrimento de princípios que priorizam a formação humana, contribuindo assim com a aceitação e legitimação da exclusão que tem sido estimulada e construída socialmente de forma essencialmente pedagógica.”

Sobre a infraestrutura tanto Públicas como privadas das Universidades no Brasil 3 a cada 4 não contam com itens básicos de acessibilidade e exemplificada como a disponibilidade de rampas, barras de apoio, sanitários adaptados, sinalização, piso antiderrapante interprete de libras para alunos com deficiência auditiva, equipamentos adaptados para deficiências visual e motoras, faltam mouse, teclado em braile, impressora em braile, scanner leitor com voz dentre outros. A questão da acessibilidade é fundamental, hoje há um número significativo de pessoas com alguma limitação incluídos  nas universidades. O Brasil tem muitas leis elas precisam ser cumpridas é uma questão de conscientização da sociedade e cobrança do Estado. Esses portadores de necessidades especiais têm seus direitos inscritos no papel como qualquer cidadão.

De acordo com os dados do Censo 2010,

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as pessoas com deficiência com mais de 15 anos no país, 61,13% não têm instrução ou têm somente o ensino fundamental completo. Outros 14,15% têm ensino fundamental completo ou médio incompleto, 17,67% têm ensino médio completo ou superior completo e apenas 6,66% concluíram um curso superior. O Brasil, ainda conforme o último Censo, tinha em 2010, 45.606.048 pessoas com deficiência, o que representava 23,9% da população. Desse total, 525.979 eram moradores de Mato Grosso do Sul, o equivalente a 21,47% dos habitantes do estado na época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com