TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

Por:   •  26/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  5.885 Palavras (24 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA (ANEXO 04)        3

2. ESTUDO DE ARTIGO        4

3. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA  ( ANEXO 4)        5

4. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA (ANEXO 5)        9

5.  ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        11

6. OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE GEOGRAFIA        13

7. ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA ESTUDO DE UM TEMA SOCIAL        14

8. CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17

10. ANEXOS        18


Introdução

O estagio supervisionado I se constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos estudantes de licenciatura em geografia, pois é através dessa etapa do curso em que os futuros professores terão o primeiro contato com a sala de aula, e apartes daí ele irá analisar esse espaço que também e geográfico, e por conseqüência cheia de contradições, nesse primeiro contato o estagiário irá apenas observar e analisar esse ambiente que se constitui das seguintes etapas: Diagnostico da escola que se constitui de 1 nessa etapa o estagiário estará incumbido de observar a escola como um todo estrutura, composição projetos desenvolvidos, números de alunos, professores, ou seja, uma analise minuciosa do espaço escolar, a segunda parte se constitui da observação das aulas que nas o estagiário observará todas as turmas do ensino fundamental II (6° ao 9° ano), depois de terminado essa etapa o estagiário irá escolher uma turma, essa escolha ficará a critério do próprio estagiário que observara essa turma escolhida será a mesma turma que ele irá completar o estagio de um projeto que ira desenvolver mais não aplicar. Segundo Castrogeovanni (2000) essa analise do espaço escolar é importante para a construção do conhecimento em que o estagiário irá construir a partir do conhecimento apresentado pela escola, nesse sentido e com o conhecimento sócio espacial em que o aluno estar inserido ele poderá ajudar o aluno a construir sua idéia social de mundo. O estagio foi desenvolvido no Colégio Vergelino Mateus de Oliveira. Segundo os parâmetros curriculares nacionais o ensino de geografia para o ensino fundamental deve ser capaz de conhecer o mundo em sua diversidade, avaliar as ações dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos, conhecer o funcionamento da natureza e suas múltiplas funções, saber utilizar a linguagem gráfica e etc.


  1. A ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA

3.1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Estadual Vergelino Mateus de Oliveira, situada na Rua Maria Emília, Nº 110, Bairro Nova Rio Verde da cidade de Rio Verde de Mato Grosso/MS.

A escola é mantida pelo órgão estadual. Funcionam os três turnos: matutino, vespertino e noturno, oferece do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e recursos multifuncional, com uma freqüência de 742 alunos.

3.2. ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL DA ESCOLA

  1. Ambientes físicos:

No ambiente físico da escola tem doze (12) salas de aula, uma (01) secretaria, um (01) pátio interno, um (01) pátio externo, uma (01) quadra coberta, uma (01) cozinha, cinco (05) sanitários masculino, cinco (05) sanitários feminino, dois (02) sanitários para professores, uma (01) biblioteca, uma (01) sala de vídeo e TV, um (01) laboratório de informática, uma (01) sala de recursos mediáticos, uma (01) sala para professores, uma (01) sala para coordenação, uma (01) sala para direção, uma (01) sala para gestora e um (01) vestiário masculino com quatro chuveiros e um vaso sanitário.

3.2.2 Materiais:

O mobiliário da escola é composto por quatrocentos e oitenta (480) mesas e cadeiras, doze (12) quadros branco, dois (04) bebedouros, quatro (04) copiadoras, três (03) televisões, um (01) aparelho de som, cinco (05) projetores integrado, trinta e dois (32) computadores com acesso para os alunos e ambos com acesso à internet. A escola possui também um Acervo bibliográfico adequado para a disciplina de geografia, para que os alunos possam fazer pesquisas e leituras e uma videoteca que o professores na medida do possível adéqua para a disciplina de geografia e outros vídeos didáticos, como TV escola, entre outros. Também o MEC disponibiliza para a escola materiais didáticos para o estudo de geografia, como livros, globo terrestre e mapas. O estado oferece os materiais do aluno como, cadernos, lápis, borracha, apontador, canetas, lápis de cor, cola e uniforme.  Não há refeitório, motivo dos alunos lancharem em sala de aula ou no pátio.

3.2.3. PROFISSIONAIS

Na Escola atua uma (01) diretora, com um tempo de atuação de onze (11) meses nessa instituição. A direção cabe exercer a coordenação geral das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras a fim de garantir o alcance dos objetivos educacionais definidos nas normas e políticas da Secretaria de Estado de Educação. Com isto garantir o funcionamento pleno da escola como organização social, com foco na formação de alunos e na promoção de sua aprendizagem, mediante o respeito e aplicação das determinações legais nacionais, estaduais e locais, em todas as suas ações e práticas educacionais.

Na escola há treze (13) pedagogos formados, desses, dois (02) atuam na função de coordenadores e dois (02) na função de orientadores dos recursos mediáticos (ANNEE). Com um tempo de atuação de mais de quinze (15) anos, atendem aos três turnos sendo horários diferenciados conforme a necessidade da escola orienta e auxilia os professores nas atividades pedagógicas e atendem aos pais dos alunos.

Devido ao falecimento da secretária anterior, hoje a escola conta com uma (01) secretária que atua nessa instituição a dois (02) meses e é formada em letras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.7 Kb)   pdf (242.3 Kb)   docx (39.6 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com