TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO MÉDIO NAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA

Por:   •  27/4/2018  •  Resenha  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

 EM INFORMATICA NA EDUCAÇÃO

        

SÍNTESE

A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO MÉDIO NAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA

WANDERSON BENIGNO DOS SANTOS

SÃO JOÃO DOS PATOS – MA

2017

A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO MÉDIO NAS DISCIPLINAS DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA

SÍNTESE

O seguinte trabalho ressalva uma investigação feita pelas autoras, Liliam Araújo Perez e Ronise Ribeiro Correa, tratando acerca da utilização de Webquest no ensino médio nas disciplinas de Geografia e Biologia advinda de uma escola pública, integrante da rede estadual de ensino, localizada na região central da cidade de Londrina - (PR).

As hipóteses que mais se destacam, atualmente, são as que tendem à construção do conhecimento, que acontece por meio da interação entre o sujeito que aprende e o que ensina, ambos ganhando espaço no âmbito escolar.  Desta forma, o aluno precisa se tornar parte integrante desse conhecimento.

O sujeito deve se mostrar interesse em aprender reflexivamente. Portanto, sua postura deve mudar nesse contexto: deve sair de sua condição de passividade no processo de aprender para se tornar ativo.

O conhecimento que antes levava anos para chegar a todos de uma comunidade, de uma população, atualmente, leva-se segundos para ser acessada pelas pessoas, através de ferramentas tecnológicas. A Webquest é um instrumento disponibilizado pela Internet que pode possibilitar ao professor a elaboração de questões que os alunos possam resolver e enviar, pela própria Internet, as respostas e as pesquisas realizadas para que, o professor, analise e retorne, para os alunos, o feedback das atividades realizadas.

Essa relação favorece uma concessão mais efetiva e direta entre o professor e o aluno  mesmo na virtualidade, pois o educador posta indagações e faz inferências bem específicas para que, os alunos, possam melhorar ou rever suas atividades. Assim, a base da webquest é cognitivista permitindo ao estudante transformar a nova informação, compreendê-la, por meio da reflexão e depois transformá-la em um novo conhecimento.

Algumas considerações devem ser levadas em conta antes, durante e depois da elaboração de uma webquest como: o tempo de dedicação dos alunos para as atividades, se os alunos dispõem de computadores, Internet e compreendem a estratégia do recurso, quanto à idade dos participantes, se as tarefas proposta são para serem realizadas em grupo ou individualmente, entre outras indagações.

Essa relação composta de aulas presenciais e a e recursos midiáticos favorece uma aprendizagem mais independente e reflexiva dos alunos, pois na Webquest  efetiva-se uma autonomia quanto ao tempo e ritmo de estudo. Webquest foi uma ferramenta, dentre tantas, para auxiliar os educadores a regular seu ensino e, aos alunos, uma maneira de aperfeiçoar o conhecimento sem intervir no planejamento das aulas no cotidiano escolar.

No trabalho proposto por Perez e Corrêa (2014), os alunos preencheram um questionário que continha questões abertas/fechadas sobre os temas Ecologia na disciplina de Biologia e Conservação Florestal em Geografia com o objetivo de verificar o conhecimento de cada um sobre as temáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com