TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A globalização e suas consequências

Por:   •  1/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A Globalização e suas consequências

A globalização nada mais é do que uma expansão (seja ela cultural, social, econômica ou política) em escala global, ou seja, há a redução da distância e das fronteiras existentes entre os países do mundo.

Na nossa atualidade a globalização se manifesta de maneira mais marcante no que diz respeito às mudanças tecnológicas e nas mudanças nos processos de trabalho e produção (que deixaram de utilizar a intensa divisão do trabalho e passaram a ser caracterizados pelo trabalho em equipe).

Podemos percebê-la sob diversas perspectivas, observando, assim, suas consequências (que podem ser boas ou ruins).

A partir da ótica social, podemos dizer que a globalização tem propiciado fluxos migratórios em todas as direções e, ainda, tem possibilitado aos países avançados, a tentativa de impedir que povos que fogem da miséria e das guerras pelo mundo indo em busca de melhores condições de vida, adentrem em seus territórios.

Quando pensamos na globalização sob a perspectiva econômica, não podemos deixar de falar sobre a mundialização dos mercados, que faz com que grandes empresas, em busca de mão de obra barata, se instalem em todos os cantos do mundo, causando, dessa forma, o desemprego em escala global: aí esta uma dentre as várias consequências negativas que a globalização traz consigo.

Ocorre, também, a criação de um único mercado mundial de dinheiro e de crédito e há a ampliação do consumo mundial (que acaba por desencadear o aumento de problemas sociais tais como o desemprego).

Sob o ponto de vista cultural, as novas tecnologias vêm contribuindo grandemente para que as fronteiras culturais e linguísticas percam força e para a adoção da língua inglesa como sendo a língua oficial dos negócios internacionais. Isso acontece porque a globalização acaba por divulgar as influências do mundo: os países que possuem maior poder tentam influenciar os países menos favorecidos economicamente, o que leva ao que chamamos de homogeneização dos hábitos de consumo (que nada mais é do que a manipulação que a publicidade faz com os indivíduos pelo mundo afora). Podemos perceber tais características culturais quando falamos em moda, consumo, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com