TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AGENTES INTERNOS DE RELEVO

Por:   •  24/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Centro Educacional CE SESI 165

Agentes Internos do Relevo

Piracicaba

2018

Trabalho de Geografia

Agentes Internos do Relevo

Trabalho com base o relevo, em que pesquisamos a fundo teorias sobre a Terra e suas crenças, outras seriam á Deriva Continental e Placas Tectônicas envolvendo o ciclo das rochas, recursos minerais e terremotos no nosso Brasil, causa e o porquê eles ocorrem nessa região.

Beatriz Carolina nº36 1ºB EM

Eduarda Paes nº37 1ºB EM

Profª:Silvia

Piracicaba

2018

Sumário

1.Introdução................................................1

2.Origem da Terra.......................................2

3.Teoria Cientifica.......................................2

4.Teoria Criacionista...................................2,3

5.Teoria da Deriva Continental...................3

6.Teoria das Placas Tectônicas.................3,4

7.Recurso Minerais.....................................4,5

8.Ciclo das Rochas.....................................5,6

9.Ocorre Terremotos no Brasil...................6

10.Conclusão..............................................6

11.Bibliografia..............................................7


INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, explicaremos sobre os Agentes Internos que formam o Relevo, desde as ideias (cientificas, ou apenas teoria) de como se formaram, como são hoje e como cada um contribuem.

Esses agentes seriam, a origem da terra; teoria cientifica da formação da terra; teoria religiosa “criacionista” da origem da terra; teoria da deriva continental; teoria das placas tectônicas, são muitas teorias mas todas elas são importantes; também fazem parte do relevo recursos minerais, o ciclo das rochas e o mais atual ‘terremotos no Brasil” que se vê atualmente.


Origem da Terra

Existem teorias, mas os cientista afirmam que a Terra se formou a partir do Big Bang que no português seria “a grande explosão”, seria a teoria cientifica de que foi uma grande explosão de energia. A formação do planeta Terra teria ocorrido logo após o inicio da formação do Sistema Solar. A data provável é de cerca de cinco bilhões de anos atrás. Existem suposições de que o Sistema Solar tenha se formado a partir  da agregação de poeira cósmica, aquecendo-se pela liberação de energia proveniente dos impactos causados pelo choque dos matérias em fusão. A Terra era uma bola incandescente que foi se resfriando com o passar do tempo.

A partir deste processo houve a formação das camadas da Terra. Com os materiais mais densos formando o núcleo (interno e externo), o manto (superior e inferior) e a crosta terrestre (superior e inferior). A parte externa da Terra é chamada de litosfera, que é onde a vida se desenvolve. Essa camada foi constituída a partir da consolidação do material incandescente, e é formada basicamente por rochas. Durante o processo de resfriamento da Terra houve  a liberação de gases e vapores, os quais originaram uma camada de ar envolvendo o planeta, chamada de atmosfera. A atmosfera é, portanto, a camada de gases que envolvem o planeta Terra, composta por inúmeros tipos de gases que ficam retidos devido á gravidade e o campo magnético da Terra. O tipo de gases existentes foi se modificando com o tempo, sendo que na origem do planeta, havia a presença de metano, amônia, nitritos, vapores de água e dióxido de carbono, enquanto atualmente o oxigênio e o nitrogênio são predominantes, representando quase a totalidade dos gases presentes na atmosfera. Esses gases contribuem para que a vida na terra seja possível.

Teorias existentes podemos citar duas importantes que são a Teoria Cientifica e a Teoria Criacionista, que contribuem muito para o desenvolvimento do planeta Terra.

Teoria Cientifica: Como já foi dito também pode-se chamar  Teoria do Big Bang, ela explicaria a criação da terra que foi quando o universo iniciou-se a partir de uma singularidade, ou seja vem expandindo –se apesar da sugestão do nome, o big bang  não de fato uma explosão, mas sim uma grande expansão (por razões desconhecidas) de um ínfimo ponto do espaço, chamado de singularidade, com densidade e temperatura infinitamente altas.

Teoria Criacionista: É um pouco diferente mas conhecida por todos, ela tenta explicar a origem da vida e a evolução do homem. O criacionismo se baseia na fé da criação divina, como narrado na Bíblia Sagrada, mas especificamente no livro de Gêneses na qual Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

Teoria da Deriva Continental

É uma teoria que inicialmente postulou, os movimentos das massas continentais ao longo do tempo geológico da Terra considerando que, anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e ate mesmo se situavam em outros localidades do planeta. Essas observações foram realizadas antes mesmo do conhecimento  a respeito das placas tectônicas, o que serviu como uma posterior comprovação da movimentação não só dos continentes terrestre, mas de toda a crosta. Podemos dar um belo exemplo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), com o desenvolvimento de equipamentos e tecnologias mais avançadas, a exemplo dos sonares, é que se pôde conceber o fato de que a crosta terrestre é apenas uma fina camada superior do planeta que se encontra divida em varias  placas tectônicas, que se movimentam continuamente.

Vale ressaltar que a formação dos continentes atuais não é o processo “final” da deriva continental, uma vez que eles continuam a movimentar-se, porém em uma velocidade de apenas poucos centímetros ao longo de vários anos. Daqui a alguns milhões de anos, é bem possível que a configuração das terras emersas apresente diferenças em relação ao seu estagio atual.

Teoria das Placas Tectônicas

Um significado resumido seria essa teoria são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da “Tectônica das placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com