TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes internos e Rochas

Por:   •  18/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Agentes Internos

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície.

-Tipos de Agentes Internos-

->Falhas: Força exercida verticalmente sobre as camadas de rochas,deslocando  os blocos continentais e criando abaixamentos ou levantamentos.

->Dobras: Força exercida horizontalmente sobre as camadas de rochas mais elásticas, provocando encurvamento e criando montanhas e cordilheiras.

->Vulcanismo: Ocorre do interior da terra para a superfície, extravasamento do magma em forma de lava , além de gases e fumaça.O magma expelido se concentra em volta do vulcão, aumentando sua altitude e largura, essa magma ''seco'' em volta do vulcão chama-se rocha magmática extrusiva ( Basalto).

->Abalos Sísmicos: Tremores na crosta terrestre,quando ocorrem no continente são chamados de Terremoto , no assoalho oceânico, Meremoto.

Agentes Externos

Os agentes externos modificam o relevo,são eles: águas do mar, dos rios e das chuvas, o gelo, o vento e o homem, causando a erosão marinha, erosão fluvial, erosão pluvial, erosão glacial, erosão eólica e erosão antrópica.Agridem a superfície formando tamanhos e formatos diferentes.

-Tipos de Agentes Externos-

->Intemperismo: conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que provoca desgaste e decomposição das rochas.Se divide em Físico e Químico.

->Fisico: Desgasta mas não altera a estrutura da rocha, Ex: Frio/Calor (Regiões desérticas).

->Químico: Desgasta e altera a estrutura da rocha, Ex: Água(Chuva) (Regiões Tropicais).

->Erosão: Intemperismo + Transporte , Ex: uma rocha se desgasta,deixa resíduos, e o vento/água ''limpa'' esses resíduos.

Rochas

Agregados naturais minerais, compostos químicos também podem ser considerados rochas quando encontrados em superfície terrestre, Ex: Calcita,Quartzo,Diamante.

-Tipos de Rochas -

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com