TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tendencias Pedagógicas

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CASCAVEL

Introdução

Neste trabalho vamos falar um pouco das tendências pedagógicas no grupo das liberais e das progressistas,segundo as concepções do autor José Carlos Libaneo, falaremos também especificamente sobre o papel na escola, conteúdos, métodos, relação professor aluno, pressupostos da aprendizagem e manifestações na pratica escolar, sua história tal como sua evolução de cada tendência pedagógica, para assim entendermos um pouco mais sobre o método de ensino utilizado na escola.

“Aprender é um ato de conhecimento da realidade concreta, isto é, da situação vivida pelo educando, e só tem sentido se resulta de uma aproximação critica dessa realidade. O que é aprendido não decorre de uma imposição ou memorização, mas do nível critico de conhecimento. ao qual se chega pelo processo de compreensão, reflexão e critica.” (LIBANEO,1991.pág.35)

Tendências pedagógicas liberais

A pedagogia liberal tem por objetivo preparar os indivíduos para desempenhar seus papeis sociais, de acordo com as aptidões de cada um, portanto os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e as normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual. A doutrina liberal surgiu como justificativa do sistema capitalista, que ao defender a liberdade e os interesses individuais da sociedade, organizou-se de forma social na baseada na propriedade privada dos meios de produção. A educação brasileira tem sido marcado pelo menos nos últimos cinquenta anos pelas tendências liberais, nas suas formas ora  conservadora, ora renovada.fazem parte dos tendências pedagógicas liberais a: Tendência Liberal Tradicional, Tendência Liberal Renovada Progressista, Tendência Liberal Renovada Não diretiva, Tendência Liberal Tecnicista.

Tendência Liberal Tradicional

Papel Da Escola: Consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, compromisso com a cultura, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Os conteúdos Valores sociais acumulados pelos antepassados. As matérias preparam o aluno para a vida. Conteúdos separados das realidades sociais. Os métodos  Exposição verbal da matéria, preparação do aluno, apresentação, associação, exercícios e repetições. Relacionamento professor aluno.  Predomina a autoridade do professor. O professor transmite o conteúdo na forma absorvida. Disciplina rígida. Pressupostos da Aprendizagem receptiva e mecânica ocorre com a coação. Considera que a capacidade de assimilação da criança é a mesma do adulto. Reforço em geral negativo às vezes maior. Manifestações na pratica escolar esta pedagogia é vivenciada atualmente nas escolas incluem-se as escolas religiosas ou leigas que aderem a uma orientação clássico-humanista ou orientação humano cientifica.

Tendência Liberal Renovada Progressista

Papel de a escola Ordenar as necessidades individuais do meio social. Experiências que devem satisfazer os interesses do aluno e as exigências sociais. Interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e estruturas do ambiente. Conteúdos de ensino Conteúdos estabelecidos em função de experiência vivificada. Processos mentais e habilidades cognitivas. Aprender a aprender...Método de ensino:  Aprender fazendo. Trabalho em grupo. Método ativo: a) situação, experiência; b) desafiante, solução, provisórias; soluções à prova..relacionamento professor-aluno   Professor sem lugar privilegiado. Auxiliados. Disciplina como tomada de consciência. Indispensável bom relacionamento entre professor e aluno. Pressupostos da aprendizagem  Estimulação da situação problema. Aprender é uma atividade de descoberta. Retido o que é descoberto pelo aluno. Manifestações na pratica escolar Aplicação reduzida. Choque com a prática - pedagogia.

Tendência Liberal Renovada Não diretiva.

Papel Da Escola: Formação de atitudes. Preocupações com problemas psicológicos. Clima favorável à mudança do indivíduo Conteúdos de ensino: Esta tendência põe nos processos de desenvolvimento das relações e da comunicação se torna secundária a transmissão de conteúdos. Métodos de Ensino: O esforço do professor é praticamente dobrado para facilitar a aprendizagem do aluno. Boa relação entre professor e aluno. Relacionamento professor aluno: A pedagogia não diretiva propõe uma educação centrada. O professor é um especialista em relações humanas, toda a intervenção é ameaçadora. Pressupostos de Aprendizagem: A motivação resulta do desejo de adequação pessoal da auto-realização, aprender, portanto, é modificar suas próprias percepções, daí se aprende o que estiver significamente relacionados. Manifestações na Pratica Escolar: o inspirador da tendência é C. Rogers, suas ideias influenciam um notável numero de educadores e professores, orientadores educacionais e psicólogos escolares que se dedicam ao aconselhamento.

Tendência Liberal Tecnicista

  Papel da escola: Funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas, tal indivíduo que se integra na máquina social. A escola atual assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente. Conteúdos de ensino: São as informações, princípios e leis, numa sequencia lógica e psicológica por especialistas. O material instrucional encontra-se sistematizado nos manuais, nos livros didáticos, etc...Métodos de ensino: procedimentos e técnicas necessárias do arranjo e controle para que ocorra a transmissão e recepção de informações, o professor propõe exercícios e treinamento. Relacionamento professor aluno: A comunicação professor x aluno tem um sentido exclusivamente técnico, eficácia da transmissão e conhecimento. Debates, discussões são desnecessárias. Pressupostos de aprendizagem: As teorias de aprendizagem que fundamentam a pedagogia tecnicista dizem que aprender é uma questão de modificação do desempenho. Trata-se de um ensino diretivo. Manifestações na prática escolar:  foi introduzida na Brasil no final dos anos  60 com o objetivo de adequar o tema educacional a orientação político econômica do regime militar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com