TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Desenvolvidas No Estágio

Por:   •  28/7/2023  •  Artigo  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 7

RICARDO ABREU ARANHA

TURMA: 274240

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

SÃO LUIS

2015

RICARDO ABREU ARANHA

TURMA: 274240

 

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

[pic 1]

SÃO LUIS

2015

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        5

3.        ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO        5

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        6

5.        ANEXOS        7

                                                                                


INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado no C.F.C Filipenses (Centro de Formação de Condutores Filipenses) no período entre os dias 02 de maio de 2015 a 14 de Maio de 2015, como o objetivo de compreender exatamente  o exercício da função da instrutora de trânsito na sua forma teórica e prática.

Este relatório traz a visão da importância desta ferramenta de observação, para servir de elemento comparativo para correção de possíveis erros e mensuração de acertos entre o conteúdo ministrado em sala de aula durante o curso de formação de instrutor de trânsito, e o que é vivenciado na prática durante o processo de aprendizagem do futuro condutor de veículo automotor.

A preferência pelo C.F.C Filipenses foi estabelecida por conhecer um amigo que é funcionário e relatou-me do profissionalismo incontestável de tal instituição. A oportunidade de ver como funciona a empresa proporcionou-me um importante entendimento a cerca da formação de condutores e como os mesmos serão qualificados para estarem sendo inseridos no complexo trânsito dos dias atuais.


APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

O C.F.C Filipenses (Centro de Formação de Condutores Filipenses) iniciou as suas atividades em outubro de 2014, no bairro Filipinho, na Cidade de São Luís, Maranhão,  após seis meses de intensa dedicação para se enquadrar nos moldes dos padrões citados na legislação vigente.

Sua missão é formar condutores com senso de responsabilidade e educação, no sentido de transformar o trânsito em um ambiente seguro e agradável a todos os usuários.

Estabelece uma ótica de ser reconhecido como o melhor Centro de Formação de Condutores de São Luís - MA e região, qualificando, capacitando e atualizando seus colaboradores a fim de garantir a excelência na formação de seus alunos.

Possui valores como transparência em negociações, garantindo  confiabilidade, satisfação do cliente, segurança à vida, a eficiência, a eficácia nos processos e a criatividade: Tendências criativas e inovadoras para melhor representar nossos clientes.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

A observação teórica ocorreu entre os dias 02 a 08 de maio de 2015 e a disciplina ministrada foi a de Direção Defensiva. Quanto às ferramentas utilizadas pela Instrutora, no tocante aos recursos didáticos, verificou-se que a instrutora foi bastante diversificada. Utilizou a postila, onde os alunos acompanhavam o conteúdo trabalhado, fez projeção de um filme, o qual estava contextualizado com o programa proposto, além da realização de slides utilizando notebook e projetor.

Durante a exposição do assunto trabalhado, demonstrou bastante interatividade com a turma, na medida em que propiciou e estimulou a participação dos alunos durante a aula, tornando o ambiente educacional bastante proveitoso.

As Aulas foram desenvolvidas sobre o assunto: Condições Adversas. Foi explicado o conceito e apenas as condições adversas de luz. Algumas anotações:

Condições adversas são todos aqueles fatores que podem prejudicar o seu real desempenho de dirigir, tornando maior a possibilidade de um acidente de trânsito. Quando se propõe a explicar as condições adversas de luz ou de luminosidade buscamos exemplificar os casos de luz em excesso, penumbra ou quando dirigimos à noite.

Explicou-se o que deveria ser feito em cada caso. Foi mencionado também as infrações que o condutor está sujeito caso esteja irregular. Foi citado o Art. 230 CTB, sobre a ausência da pala protetora que é obrigatória, também foi mencionado sobre o Art. 250 CTB que indica manter acesa a luz baixa de acordo com a categoria do veículo e a luminosidade, além do Art. 223 CTB alertando sobre transitar com faróis desregulados.

A instrutora perguntou o que devemos ter ou saber para praticar a direção defensiva? Alguns responderam ter educação, outras responderam, conhecer as normas e uma aluna disse ter percepção.

Ela respondeu, os elementos da direção defensiva são: Atenção, Previsão, Ação/Decisão, Conhecimento e Habilidade. Continuou dizendo que ninguém está só no transito, é um espaço de todos os condutores, pedestres e animais, portanto se houver um relacionamento respeitoso e educado, poderemos diminuir os acidentes. Mas não só isso, praticar a direção defensiva começa ao sair de casa, devemos manter o veículo em bom estado, fazer as devidas manutenções, checar calibragem dos pneus, nível de óleo do motor, equipamentos de segurança para veículos de 2 ou 3 rodas e todas os procedimentos necessários para evitar problemas com o veículo.

Os acidentes podem ser evitáveis, não evitáveis e misteriosos, os evitáveis geralmente acontecem por imprudência, negligência ou imperícia do condutor. Deu um exemplo utilizando um vídeo onde um condutor de motocicleta, andando em alta velocidade, não consegue controlar a moto e sai da sua faixa de rolamento e bate de frente com um caminhão. E então ele aproveitou para falar que um acidente frontal é dos piores, pois, a 80 km/h o impacto é igual a 2 toneladas de peso e dificilmente a vítima escapa com vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (95.6 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com