TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desperdicio De Agua

Casos: Desperdicio De Agua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO:

A educação ambiental em meio escolar serve para favorecer comportamento pessoal no sentido de incentivar atitudes e valor de cidadania para que a pessoa possa viver com seu grupo social e seu meio ambiente. Atitudes simples, como não desperdiçar água potável, entre outras, podem ser desenvolvidas nas ações de educação básica. A escola como suposta extensão do lar é local de convivência e interação social devendo, portanto estimular o desenvolvimento de atitudes de cuidado com água potável e com o meio ambiente. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desperdício doméstico de água em estudantes da educação de jovens e adultos em Belém do Pará.

METODOLOGIA:

O estudo foi realizado na Escola Municipal Palmira Gabriel, no município de Belém/PA, como atividade de Educação Ambiental com o tema o desperdício doméstico de água potável, no ano letivo de 2004. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo sete questões subjetivas. Foram aplicados seis formulários em cada uma das seis turmas pertencentes a terceira (três turmas) e quarta (três turmas) etapas da Educação de Jovens e Adultos - EJA da referida escola. Os 36 alunos sujeitos do estudo possuíam idades entre 15 e 34 anos.

RESULTADOS:

Os principais resultados mostraram que: 22% dos sujeitos do estudo não fecham a torneira enquanto escova os dentes; 28% não fecham a torneira enquanto ensaboa as louças; 11% possuem torneiras com vazamento de água; 19% não costumam fechar bem as torneiras depôs de usá-las; para 39% a melhor maneira de se lavar um carro é usar a mangueira; 67% acham que no futuro podemos ter falta de água para beber; 97% revelaram que é importante nos preocuparmos com o desperdício de água potável. Os resultados mostraram também que para a maioria dos sujeitos do estudo é importante ter preocupação com o desperdício de água no ambiente doméstico, porque ela é indispensável à vida.

CONCLUSÕES:

O estudo aponta pistas interessantes para a prática da educação ambiental, visto que ela auxiliará o trabalho (docente e discente) e conseqüentemente a ação escolar, no sentido de direcionar as atividades em sala de aula no que concerne a preocupação com a utilização de água potável em meio doméstico. Ainda é possível mencionar que o consumo de água potável em meio doméstico necessita ser debatido de forma sistemática em meio escolar para a criação de consciência coletiva de preservação desse precioso liquido necessária a vida humana. Enfim, para evitar o desperdício de

água potável nos dias de hoje é necessário ter em mente que o futuro ameaça a humanidade e sem ela nós morreremos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com