TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê de Geografia ( fevereiro de 2015)

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.234 Palavras (13 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

GEOGRAFIA – 80h

[pic 4][pic 5][pic 3]

O objetivo do dossiê é auxiliar o estudante na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Ao constatar tais irregularidades, o professor atribuirá nota zero ao aluno infrator. Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

  1. Quando você frequentava o ensino fundamental, o ensino de Geografia era prazeroso? Justifique.

        Sim, o estudo de geografia no ensino fundamental era muito prazeroso, porque me lembro de ter um professor que se chamava Rezende, ele era muito bom, nos ensinava com muita paciência, também nos faziam entender que a geografia era uma forma de compreender o mundo em que vivemos.

        Desta forma aprendi a entender melhor o local onde morava, se era uma cidade ou zona rural o país onde moro, entre os demais países.

        E como funciona o campo da sociedade humana, onde homens e mulheres vivem, e ao mesmo tempo produzem modificações que constroem permanentemente.

  1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

        A alimentação, o combustível, construções, vestuário, clima, localização e a água que consumimos estão relacionados com a realidade com que vivemos e  influenciam diretamente em nossas vidas.

  1. Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?

        Pesquisas de campo, vídeo aulas, pesquisas na internet, devem ser introduzidas em sala de aula para que os alunos tenham mais interesse em estudar.

  1. Quando surgiram as primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?

        As primeiras ideias geográficas surgiram na antiguidade, os homens já usavam a geografia para se localizar pelos lugares e espaços, porém ainda não era uma ciência reconhecida.

         A Geografia surgiu nas escolas clássicas francesas e alemãs como ferramenta política de estratégias de guerras. Contribuía com os sistemas econômicos.

          Esse tipo de Geografia era conhecido como positivista. Apenas fornecia dados estatísticos e informações de interesses governamentais.

        Seu objetivo era o estudo das influências nas condições naturais sobre a humanidade e da natureza na constituição natural, ou seja, a relação entre o homem e a natureza.

        No Brasil as primeiras tendências nasceram com a fundação da faculdade de filosofia da universidade de São Paulo e do departamento de Geografia a partir da década de 40, quando a geografia passou a era ensinada pelos professores licenciados com a influência de Vidal de La Blache.

  1. Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

        Paul Vidal de La Blache, francês definia o objetivo da geografia como relação entre o homem e a natureza na perspectiva de paisagem.

        La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Para Vidal, o homem também transformava o meio onde vivia, de forma que para as ações humanas, diversas possibilidades eram possíveis, uma vez que essas não obedeceriam a uma relação entre causa e efeito.

Graças à sua formação, La Blache trouxe para a Geografia a importância do tempo e da história para os estudos geográficos. Foi considerado, por isso, um dos grandes responsáveis pela difusão da Geografia Humana, apesar de afirmar que a Geografia não deveria estudar o homem, mas o meio em que ele vive.

Das ideias de Ratzel surgiu a escola determinista, para a qual o meio determinava o homem. Ratzel foi importante também para a consolidação da Geografia como uma “Ciência do homem” (a Antropogeografia), servindo de base para os autores e estudos posteriores. Além disso, não se pode esquecer a sua relevância para a formação da “Geografia Política”.

  1. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

        A geografia Crítica opôs-se a Tradicional e a Pragmática, utilizava-se das analises marxistas explicando a organização do espaço a partir dos modos de produção.  Os geógrafos críticos buscavam um espaço que fosse organizado em função dos interesses dos homens e não mais em função do modo de produção capitalista.

        A Geografia Crítica hoje é uma frente onde convivem inúmeras propostas e onde existe grande diversidade metodológica.

        Em sua concepção é necessário que o aluno pense o espaço de forma critica e compreenda a serviço de quem o espaço é organizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (340.6 Kb)   docx (297.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com