TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Geografia

Por:   •  16/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.765 Palavras (12 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 12

Acadêmica: Talita Clara Cabrera

Turma: 1-2015

Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná

Dossiê Geografia

Unidade 1

A Geografia

Questões obrigatórias para o dossiê

1 - Quando você frequentava o ensino fundamental, o ensino de Geografia era prazeroso? Justifique.

        Não. A meu ver era desprazeroso pela forma como era trabalhada, pois não tinha atividades práticas, trabalho de campo ou dinâmicas, se tornando um estudo cansativo, a qual estimulava o aluno a decorar e não a aprender. O professor era vitima do sistema de ensino. Acredito que ainda hoje, temos muitos professores trabalhando desta forma.

2 - Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

        

        - Vestuário;

        - Clima;

        - Localização;

        - Combustível;

        - Construções;

        - Alimentação;

        - Água;

3 - Em sua opinião, quais estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos poderiam ser utilizados para tornar mais prazeroso o ensino da Geografia?

        -        Realizar com os alunos um passeio pelo bairro com o objetivo de observar a vegetação, o ambiente, o espaço;

        - Pesquisas na internet;

        - Pesquisas de campo;

        - Utilização de mapas interativos;

         - Vídeo-aulas;

        - Excursões Pedagógicas;

4- Quando surgiram às primeiras ideias geográficas e quais eram seus objetivos?

        As primeiras ideias geográficas surgiram pela necessidade do homem se situar no espaço e desvendar os fenômenos que ocorriam na natureza. Na antiguidade clássica surgiu o termo geografia, cujo objetivo era a mediação do espaço e a forma da Terra, além da descrição de lugares. A partir do século XIX a geografia tornou-se autônoma, devido ao conhecimento da dimensão dos continentes e a existência de variados lugares da Terra; ocorreu também o aprimoramento das técnicas cartográficas e a descoberta das técnicas de impressão.

        A sistematização da Geografia ocorreu na Alemanha dentro do contexto de unificação nacional. A questão do espaço era primordial para as classes dominantes, relacionados ao domínio e organização do espaço e apropriação do território.

5- Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

        No período do século XIX até meados do século XX, o pensamento geográfico tinha por objetivo estudar as condições naturais que influenciavam a humanidade. A partir das ideias de Ratzel tivemos o surgimento da escola determinista para o qual o meio determinava o homem. Para Paul Vidal de La Blache a geografia tinha como objeto de estudo a relação do homem com a natureza na perspectiva de paisagem.

6- Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista da Geografia Crítica, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

        A Geografia Critica propõe que o espaço é organizado em função dos interesses dos homens e não mais em função do modo de produção capitalista. Milton Santos, maior expoente da Geografia argumenta que é necessário discutir o espaço social. Segundo ele, toda atividade produtiva implica numa ação sobre a superfície terrestre, na criação de novas formas.

7- Quando e onde surgiram as primeiras tendências geográficas no Brasil?

        As primeiras tendências geográficas nasceram a partir da década de 40 com a Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia. A geografia passou a ser ensinada por professores licenciados com influência de Paul Vidal de La Blache.

        Tinha como objetivo abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando leis gerais em uma postura neutra.

8- Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente-as em 15 linhas.

        Zona Rural: consiste na extensão de terras localizada em áreas fora do perímetro urbano, ou seja, é o espaço compreendido no campo sendo destinado para atividades agropecuárias ou agroindustriais. Na zona rural há pouca concentração de pessoas e a principal característica é a presença de elementos naturais como rios, plantações e vegetações.

        Zona Urbana: é o espaço ocupado por cidade, caracterizado pela aglomeração de pessoas e outros elementos como: construção de moradias, indústrias, espaços públicos, vias de tráfego de pedestres e veículos, abastecimento de água, escolas e hospitais.

Unidade 2

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no Ensino da Geografia

Questões obrigatórias para o dossiê

1- Segundo os PCNs (1997), qual é o objetivo da Geografia? E quanto ao ensino fundamental, o que é importante levar em consideração para ensinar Geografia?

        Segundo os PCNs o objetivo da Geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza, como a sociedade se apropria da natureza, agindo sobre ela. Sua abordagem deve relacionar as noções de espaço e tempo e os fenômenos sociais, culturais de cada paisagem, para entender sua dinâmica.

        Em relação ao ensino fundamental, é importante considerar as categorias da geografia (espaço geográfico, paisagem, território e lugar) mais adequadas para os alunos em relação à sua faixa etária, ao momento da escolaridade em que se encontram e as capacidades que se espera que os mesmos desenvolvam.

2- Conceitue espaço geográfico, paisagem, território e lugar.

        - Espaço Geográfico: é o espaço que já foi alterado ou modificado pela ação do homem. Antes era considerado um espaço natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (480.4 Kb)   docx (309.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com