TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê Geografia

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 6

UNIDADE 1

A GEOGRAFIA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Tanto para esta unidade como para a Unidade 2, sugerimos que utilizem os livros da bibliografia básica como fonte de pesquisa:

1. Liste o máximo de assuntos ou conteúdos trabalhados em Geografia que se relacionam à realidade em que vivemos, ou seja, influenciam a vida das pessoas.

R: Quase tudo se relaciona a geografia, desde a água que bebemos, as frutas, verduras, o combustível, os alimentos industrializados.

2. Apresente estratégias e/ou recursos didático-pedagógicos que favoreçam um aprendizado mais prazeroso do conteúdo de Geografia.

R: Nos dias de hoje estamos diante de alunos cada vez mais ligados as novas tecnologias, e cada vez mais devemos estar providos de materiais didáticos diferenciados para chamar a atenção e o interesse da parte do aluno.

3. Explique a importância em conhecer o local em que nascemos, propondo atividades pedagógicas que contemplem este conteúdo em geografia.

R: É e uma imensa importância conhecer o lugar onde nascemos, pois de lá saíram nossas origens, quantas pessoas moram na região, quantos nasceram e quantos morreram. Montar uma tabela geográfica seria uma atividade interessante para demonstrar isso.

4. Pesquise em outras fontes as principais diferenças existentes entre a zona urbana e a zona rural e apresente sugestões de melhorias respeitando o espaço geográfico de ambas.

R: Zona urbana é uma parte de um município onde existem habitações, trabalhos, circulação etc... e uma melhoria para essa área seria ter mais policiais nas ruas, mais limpeza em áreas precárias, isso impediria alagamentos.

Já a Zona rural seria um lugar mais isolado, com mais matas, fazendas, seria muito bom se soubéssemos manter esse lugar intacto, preservar os índios, a água pura.

5.  Argumente sobre o contexto que delineou o surgimento das ideias geográficas de Paul Vidal de La Blache e Ratzel, evidenciando a contribuição de ambos para a geografia.

R: Defendia que o homem pode interferir, modificar a natureza e vencer os obstáculos impostos pelas condições naturais em determinadas regiões como, por exemplo, uma cordilheira de montanhas, um deserto, um solo pobre, etc. Suas idéias dizem que qualquer Estado soberano possui possibilidades para alcançar um nível de desenvolvimento econômico, social, tecnológico e político a ponto de melhorar satisfatoriamente a vida do seu povo ou da sua nação. Portanto, cabe ao Estado impor seu poder sobre o território. Sua contribuição para a geografia foi de muita importância, pois se vencermos os obstáculos impostos pelas condições naturais podemos mudar o mundo, melhorando em todos os aspectos.

6. A Geografia Pragmática modernizou-se para dar lugar à Geografia Crítica, de cunho marxista. Explique as principais ideias e mudanças propostas pela vertente marxista, assinalando a contribuição desse novo enfoque da Geografia, proposto por Milton Santos.

R: Buscavam espaços que fosse organizado em função dos interesses dos homens e não mais em função do modo de produção capitalista.É necessário que o aluno pense de forma crítica e compreenda o serviço de quem o espaço é organizado.

 

7. Elabore um plano de aula com algum tema de Geografia que possa ser trabalhado de forma integrada com a história, a matemática, a ciências e a língua portuguesa.

UNIDADE 2

OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNs) NO ENSINO DA GEOGRAFIA

Leia os livros indicados para a Unidade 1 e os PCNs, volume “História e Geografia”, e pesquise na internet, em outros livros e revistas, a fim de executar as atividades abaixo.

1. Segundo os PCNs, qual é o objetivo da Geografia?

R: É compreender a relação entre sociedade e natureza, como a sociedade se apropria da natureza, agindo sobre ela.

2. O que faz com que os espaços geográficos sejam alterados?

R: Os espaços geográficos podem ser alterados pela ação do homem agindo sobre o próprio espaço através de objetos naturais e artificiais.

3. Conceitue espaço geográfico, paisagem, território e lugar.

R: Paisagem é tudo aquilo que nós vemos, até onde nossa vista alcança.

Espaço Geográfico é um conjunto indissociável.

Território é denominado por uma posse, dominado por uma comunidade ou por um estado.

Lugar significa pertencer a um território e sua paisagem significa fazer  deles o seu lugar de vida e estabelecer uma identidade com eles.

4. Apresente 10 práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da Geografia, que contemplem o uso das novas tecnologias.

R: Problematizarão, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa dos fenêmenos sociais, culturais ou naturais.

5. Que meios, recursos e estratégias devem ser utilizados pelos professores para que as crianças conheçam e se sensibilizem com os problemas socioambientais; desenvolvam os conceitos e competências em Geografia, previstos nos PCNs?

R: O professor precisa trabalhar esses procedimentos, partindo da observação e descrição, os quais são os pontos de partida básicos para início da leitura da paisagem e construção de sua explicação. Para trabalhar esses procedimentos é preciso sair da sala e trabalhar em campo com uso de TV, fotos, mapas, e fazer comparações para entender as diferentes paisagens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com