TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio Educação Infantil

Por:   •  18/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  4.480 Palavras (18 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

                   

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

  1. ESTUDO DE ARTIGO......................................................................................
  2. ANÁLISE DO PCN....................L.....................................................................
  3. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA........................................................
  4. ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE ..............................................

OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE GEOGRAFIA..............................................

  1. Diário de observação 1...............................................................................
  2. Diário de observação 2...............................................................................
  3. Diário de observação 3...............................................................................
  1. ELABORAÇÃO DO PROJETO DE UNIDADE...................................................
  2. APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE...................................................
  3. REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA) ..........................................................
  4. ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO.........................................................................

  1. ELABORAÇÃO DE PROJETO PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO.........................................................................................................
  2. APRESENTAÇÃO DO PROJETO......................................................................



  1.  ESTUDO DE ARTIGO

O Programa Nacional do Livro Didático foi institucionalizado através do decreto nº. 91.542/85,  substituindo o Programa do Livro Didático do Ensino Fundamental, esse novo programa era custeado com verbas do governo federal mas mais tarde foi necessário repensar o programa e chegar a conclusão deque os livros também deveriam atender estudantes que não fossem do 1º grau e também verificar se a qualidade dos livros didáticos era de qualidade.

Em meados da década de 1990, mais precisamente em 1995, somente os livros aprovados por uma comissão pedagógica poderiam ser adquiridos, tornando o processo de financiamento mais rígido, as editoras precisavam que suas publicações passassem por um edital, então os docentes selecionavam e escolhiam os livros que melhor se aplicaria durante as aulas. Após essa seleção os livros eram encaminhados a secretaria de educação e posteriormente ao MEC.

Fica então a cargo do MEC resolver questões operacionais e ao Fundo Nacionais de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a disponibilização dos recursos e os repasses dos mesmos as editoras. Esse processo de compra tornou-se de certa forma desequilibrado, dando vantagens para poucas editoras, empresas como Abril, Saraiva, Santillana, FTD, Ediouro, IBEP e Editora do Brasil tinham em suas mão 87% das compras dos livros didáticos.

 Com o passar do tempo o programa foi se consolidando cada vez mais em 2010 foi institucionalizado por decreto presidencial que regulava Suas atribuições e normas de funcionamento foram detalhadamente asseguradas através do Decreto n.º 7.084 de 27/01/2010.

O PNLD teve muitas modificações no ano de 1999 e 2014 no processo avaliativo, principalmente porque muitos livros didáticos  de Geografia foram impressos com erros. Então uma equipe de 13 professores de geografia de instituições superiores,  coordenados pelo professor Manoel Correa de Andrade,  organizaram de maneira classificativa essa publicações, por estrelas, para facilitar as comissões avaliadoras compostas pelos professores das series correspondente. O livro que era classificado com 1 (uma) estrela era recomendado, mais com ressalvas, deveria ser tratado com mais atenção. Com 2 (duas) estrelas era recomendado e o livro com classificação de 3 (três) estrelas era recomendado com distinção.

Muitas obras continuaram sendo avaliadas pelo critério eliminatório e classificatório em 2005, livros eram aprovados ou excluídos nessas avaliações, mais o numero de erros ainda era significativo nos livros. Então a  instituição de ensino superior UNESP, assumiu novamente a organização, com o coordenador professor Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol.

Em 2014 a Avaliação foi coordenada pela Professora Dr.ª Adriany de Ávila Melo Sampaio e mudou e instituição passou a ser  Universidade Federal de Uberlândia, também aumentou ou conjunto de professores avaliadores composta por vinte e sete professores.

O Programa Nacional Do Livro didático foi um marco histórico para a educação Brasileira ao longo do tempo ele sempre passou por reformulações e inovações sempre com o objetivo de propiciar que o ensino da geografia seja cada vez mais dinâmico e de qualidade. Podemos dizer que o problemas e a dificuldades encontradas foram de muitíssima importância para o desenvolvimento do programa pois este programa sempre se renovou para melhor atender as necessidades da educação.

Ainda apesar de toda complexidade desse processo de avaliação, cabe ao professor de geografia usar o bom senso e seu conhecimento para ficar atento a qualquer erro que ainda são iminentes. Sabemos que inúmeras ferramentas de pesquisas são de fácil acesso, então convém usa-las quando surgir duvidas.

Apesar de alguns livros serem publicados com erros, cabe também ao professor de geografia não deixar passar em branco e informar os responsáveis pela elaboração do livro pois erros não podem se propagar.

As dificuldades encontradas no decorrer d PNLD foram essenciais para o Desenvolvimento do programa e se caracteriza como importante contribuição quanto à distribuição de material didático gratuito aos alunos de toda a rede pública de ensino, contemplando todos os segmentos de ensino, não só para a geografia mas também para todas as disciplinas escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (382.7 Kb)   docx (526.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com