TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Por:   •  29/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.345 Palavras (10 Páginas)  •  845 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA[pic 1][pic 2]

Polo: São Mateus do Maranhão

Curso: Geografia - Licenciatura

Disciplina: Estágio Supervisionado nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Professora: Maria Garcia

Aluno: Arlan Borges da Costa

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

São Mateus do Maranhão – MA

        2021        

ARLAN BORGES DA COSTA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Relatório desenvolvido como requisito para obtenção da terceira nota da disciplina de Estágio Supervisionado nos Anos Finais do Ensino Fundamental do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Professora Orientadora: Maria Garcia

São Mateus do Maranhão – MA

2021

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. Atividades desenvolvidas
  2. Apresentação dos resultados
  3. Avaliação das atividades desenvolvidas
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  1. REFERÊNCIAS

ANEXOS

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade relatar as atividades de estágio supervisionado que foram desenvolvidas ao longo da disciplina de Estagio Supervisionado nos anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Integrada Frei Nicolau que fica localizada no povoado Nova Vida zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão, no período de 26/05/2021 à 15/07/2021.

O estágio supervisionado torna-se importante pois é através dele que o futuro professor iniciará sua jornada na vida como docente, passando a se adequar e conhecer de perto a realidade vivida pelo professor na sala de aula, é a partir dai que se começa a desenvolver suas habilidades e por em pratica tudo o que foi aprendido até aqui e também é onde ele começa a ter o seu primeiro contato com a escola e com a comunidade a qual ele fará parte e é no estágio onde ele terá o seu primeiro contato com os alunos e com os seus futuros colegas de profissão, mais tudo isso ele só poderá obter por meio do estágio.

É portanto, o Estágio, uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência - fazer bem o que lhe compete. (ANDRADE, 2005, p. 2). 

O presente estágio teve início numa quarta-feira dia 26 de maio de 2021, devido a alguns contratempos que tive em virtude da escolha da escola onde seria realizado o referido trabalho. Escolhida a escola, tive o meu primeiro contato com a gestora, onde me apresentei a ela e em seguida a professora Antônia, que é a professora de geografia do turno matutino, a qual me deu todo o suporte necessário para a realização do meu estágio.

A Escola Integrada Frei Nicolau fica localizada no povoado Nova Vida, zona rural de São Luís Gonzaga do Maranhão, e atende 244 alunos que estão matriculados no ano letivo de 2021 e que estão distribuídos nos turnos matutino e vespertino do 6º ao 9º ano e com uma turma do EJA. No que diz respeito à estrutura da escola, ela conta com um amplo espaço que está dividido da seguinte forma: 06 (seis) salas de aulas, 01 (uma) sala dos professores, 01 (um) pátio coberto que é destinado à recreação, 01 (uma) cantina, 03 (três) banheiros, masculino, feminino e dos professores, 01 (uma) diretoria e 01 (uma) dispensa.

A referida escola conta também com Gestora, Co-gestores e uma supervisora que também desempenha a função de Coordenadora, seu corpo docente dispõe de 22 (vinte e dois) professores, além de 12 funcionários que exercem as tarefas de: Merendeiras, Auxiliares de Serviços Gerais, Vigias, e Auxiliares Administrativos. Ela também conta com recursos tecnológicos e pedagógicos como: computadores, impressoras, TVs, data show, bebedouros, microfones, tela de projeção, DVD, aparelho de som, micro system, carteiras, ventiladores entre outros recursos.

O planejamento acontece em encontro mensal, que é realizado na própria escola com os professores, supervisores e coordenadores pedagógicos. A formação continuada ela acontece a cada semestre na Secretaria de Educação do município e de forma coletiva com a participação dos professores, supervisores e coordenadores pedagógicos. A escola é mantida com os recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e Secretaria Municipal de Educação.

  1. DESENVOLVIMENTO

No dia 26 de maio de 2021 comecei a minha observação devido a alguns contra tempos que tive e em virtude das aulas da disciplina de geografia da turma do 9º ano ocorrerem na quarta e na quinta-feira, logo de início me apresentei na Escola Integrada Frei Nicolau, onde primeiramente fui recebido pela diretora que já se encontrava na referida escola a espera dos professores, posteriormente chegou a professora Antônia, que é a professora de geografia do 9º matutino, logo após a chegada dos outros professores da demais disciplinas ás 7:15 hs, foi tocado o sinal para que os alunos entrassem em suas salas, logo em seguida a professora me pediu para acompanha-la até a sala para que eu fosse apresentado aos alunos do 9º, os quais me receberam muito bem, é uma turma bem carismática e tem uns alunos bem inteligentes. A professora deu início a sua aula após fazer a chamada com todos os 25 alunos e depois ela iniciou sua aula sobre o capitalismo, o socialismo e suas características, ela iniciou a leitura do texto do livro que falava sobre o capitalismo e explicou para eles um pouco sobre o assunto explanado na aula e em seguida ela perguntou a eles quais eram as fases do capitalismo, alguns tiveram dificuldade para responder e outros não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (653.9 Kb)   docx (565.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com