TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Transcrição Didatica

Por:   •  11/6/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

Fichamento de Transcrição

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. ed. São Paulo: Cortez, 1994. p. 15-30.

Rômulo Ferreira dos Santos[1]

Diretrizes para leitura e interpretação de textos acadêmicos

 “Do mesmo modo que o professor, na fase inicial de cada aula, deve propor e examinar com os alunos os objetivos, conteúdos e atividades que serão desenvolvidos, preparando-os para o estudo da disciplina, também neste livro cada capítulo se inicia com o delineamento dos temas, indicando objetivos a alcançar no processo de assimilação consciente de conhecimentos e habilidades.” p.15.

“Esses estudos acabam por convergir na Didática, uma vez que esta reúne em seu campo de conhecimentos objetivos e modos de ação pedagógica na escola.”p.16.

“Desde o início da historia da humanidade, os indivíduos e grupos travavam relações recíprocas diante da necessidade de trabalharem conjuntamente para garantir sua sobrevivência.” p.19.

Educação é um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas — físicas, morais, intelectuais, estéticas — tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, num determinado contexto de relações sociais.” p 22.

“É preciso dar-lhe uma orientação sobre as finalidades e meios da sua realização, conforme opções que se façam quanto ao tipo de homem que se deseja formar e ao tipo de sociedade a que se aspira.” p 24

“É verdade que muitos professores manifestam especial tendência e gosto pela profissão, assim como se sabe que mais tempo de experiência ajuda no desempenho profissional.” p 28.

Libâneo começa nos evidenciando o fundamento e a importância do ato de ensinar na formação dos seres humanos na sociedade. É abordada a prática educativa em sociedade, o debate entre a educação, instrução e ensino; a educação, o escolar, pedagogia e didática, e a didática e sua seriedade na formação dos professores.

Libâneo situa a educação como fenômeno social universal gerando o caráter existencial. Estuda ainda os tipos de educação, a extensões do argumento social e do meio ambiente sobre as pessoas, as que têm objetivos e intenções definidas. Libâneo nos explica sobre a educação conseguida fora dos aparelhos educacionais convencionais, e a educação que a sobrevém nas escolas, agências de instrução e educação.

 Libâneo avalia estas entusiasmas como fatores motivais das desigualdades entre os seres humanos, sendo um traço basal desta sociedade. Coloca os sistema de ideias como valores apresentados pela minoria dominante, politizando a prática educativa e demonstrando o seu envolvimento com o social. Libâneo assegura que escola é o campo específico de desempenho política do professor, politizando além disso mais o ambiente escolar.

Libâneo define que educação mostrar-se um conceito extenso, que podemos resumir como uma modalidade de extensões e inter-relações que afluem para a opinião da individualidade social e a atitude da pessoa, existindo assim uma instituição social. Educação está alistada à formação e ao aumento das aptidões cognoscitivas, mediante o campo de exatos conhecimentos. O ensino é avaliado aqui como as ações, meios, condições para que ocorra a educação. A autêntica educação estar sujeito a demudarmos estes dados em conhecimento, trazendo nos objetivos educativos uma forma de conseguirmos esta educação. Podemos titular educação escolar ainda de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com