TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento do Texto Didática Freiriana

Por:   •  28/10/2021  •  Resenha  •  745 Palavras (3 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA

Centro de Filosofia, Letras e Educação - CENFLE

Curso de Pedagogia

Disciplina: Estágio supervisionado - Msep

Professora: Nadja Rinelle oliveira de almeida

Acadêmica: natielen lopes de morais

Fichamento do texto Didática freiriana

“Todo conhecimento começa pela pergunta.” (GUERRERO, 2010, p. 53). O autor descreve a pedagogia da acolhida como sendo como sendo o ato simbólico que antecede a pedagogia da pergunta, na prática esse primeiro momento da didática freiriana seria exercitar a acolhida e o diálogo com os educandos.

Pedagogia do tema gerador o que seria isso, O tema gerador é uma das principais originalidades da pedagogia freiriana, “ele é resultado da reflexão crítica em torno das situações-limites, da codificação do universo vocabular e das temáticas significativas dos grupos que vamos trabalhar.” [...] A inquirição desse tema gerador seria conhecer os pensamentos atuação do sujeito sobre a realidade, ou seja, a sua praxe. Esta perspectiva tem abranger uma pedagogia de conscientização e ser coerente com realidade em que estamos inseridos.

Pedagogia da contextualização “o educador já não é o que apenas educa, mais o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando, que ao ser educado, também educa”. (FREIRE, 2003, p. 68). A didática freiriana ela funda uma pedagogia humilde educativa, entre o educador e o educando. O conhecimento ele é muito abrangente e se forma entre os educadores e educandos a parti do contexto em que ele vem sendo inserido.

A Pedagogia da reflexão, “A reflexão não é um ato introspectivo, mas um diálogo conectivo entre ideias e pessoas, como sempre preferiu Paulo Freire” (MAFRA, 2016). A reflexão segundo essa passagem seria o ato de refletir de uma forma crítica sobre uma realidade ou algum objeto de maneira que venha utilizar autonomia intelectual. O ato de pensar sobre essa realidade como um ato da pedagogia da reflexão é uma aproximação do real, tendo em vista a conscientização dos envolvidos essa reflexão leva a reflexão crítica onde constrói uma alternativa viável para humanização dos seres humanos do mundo.

Pausa pedagógica “O educador acha que tá ensinando e o educando acha que tá aprendendo” [...] Durante a aplicação da pratica pedagógica, pode haver uma certa ansiedade de realizar a intervenção, o que pode acarretar nos educandos atropelando uns aos outros, e acaba afetando no rendimento das atividades, n  o final ambos educador e educando não saem realizados, por importância da pausa para pensar e rever tudo que foi aprendido, fazer um lanche, refletir, é nessa parte que o educador deve estimular o educando a escrever, anotar o que foi visto.

Pedagogia da investigação temática [...] “A natureza da ação corresponde à natureza da compreensão.” (FREIRE, 1986, p. 106). A re-investigação qualifica essa abordagem temática permitindo que os educadores e educação terem uma melhor compreensão do que estão lendo e depois escreverem o que compreenderam.

Pedagogia dialética “A sistematização é o processo de reflexão-e-escrita sobre as vivências significativas, da riqueza de elementos, do irrepetível, das sensações, percepções e representações, numa “reconstrução ordenada da experiência.” (JARA, 2006, p. 22). A pedagogia dialítica ela exige um processo sistemático permanente e que o diálogo que envolve o objeto do conhecimento possa fornecer acesso a todos, uma pratica fácil utilizada para desenvolver esse processo é uma dinâmica que segue da palavra a frase, e ao parágrafo, resume em na criação de uma palavra força depois em uma ideia força que contenha uma palavra inicial pôr fim a criação de um paragrafo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com