TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização Capitalismo e Economia

Por:   •  4/11/2015  •  Dissertação  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

A consolidação do capitalismo iniciou a era da globalização, principalmente, econômica e comercial, visando o crescimento global de todas as partes envolvidas.Globalização é um fenômeno que criou pontos importantes e em comum na economia, na cultura e na política visível desde o século XX, e que consequentemente tornou o mundo interligado. Sua principal característica é a integração dos mercados mundiais com a exploração de grandes empresas multinacionais. A globalização também trouxe maiores facilidades para entrar em novos mercados, obter novos consumidores, e buscar melhores fornecedores a um preço e qualidade que lhe favorecessem mais, por isso, é também um processo de integração entre os países e as pessoas do mundo todo, em que os governos e as empresas trocam ideias. Esse processo de globalização ocorreu em razão dos avanços e inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, pois com as inovações tecnológicas foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo, ou seja, essas inovações da tecnologia foram determinantes para um mundo globalizado.

Hoje em dia, sabemos que a globalização atinge desigualmente o mundo, e uma prova disso é que os capitais especulativos e produtivos concentram-se em poucos lugares do planeta

Desde a década de 1970, está havendo uma verdadeira revolução nas unidades de produção e em outros setores. Com essa revolução, o capitalismo uniu vários países do planeta, num único sistema., atingindo assim a atual fase da globalização. Alguns lugares, sobretudo nas cidades globais, apresentam melhores infra-estruturas e maior poder aquisitivo, tornando-os privilegiados.

As empresas dos países industrializados se expandiram pelo mundo, transformando-se em multinacionais, e se encarregaram de globalizar a produção e o consumo. Ao construírem filiais em países subdesenvolvidos, onde a mão de obra é mais barata, o que é uma grande vantagem, fizeram com que estes, ao se desenvolverem, passassem a ser chamados países emergentes.

As empresas multinacionais são caracterizadas por ter sua matriz em seu país de origem e construir filiais em outros países aonde possam adquirir uma boa rentabilidade. Sua origem é do final do século XIX, porém, a atuação dessas empresas no mercado mundial se intensificou após a Segunda Guerra Mundial. O principal objetivo das empresas multinacionais é instalar filiais em outros países com o intuito de obter máxima lucratividade. Os fatores que contribuem para a construção de filiais são: isenção de impostos, amplo mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata. Ou seja, são aquelas empresas que conseguem obter um grande ganho de lucro e se expandir e tornar-se conhecidas mundialmente conseguindo baratear os seus produtos. É o caso da Volkswagen que acentuou os processos produtivos, se adequou ainda mais na tecnologia, criou novas formas de comunicação e intensificou o comercio entre os diferentes países num grande mercado mundial. Para que houvesse expansão, era preciso ampliar os mercados e se adequar a nova realidade promovendo inovações tecnológicas. No entanto as empresas que não tiveram recursos e não conseguiram acompanhar o ritmo da modernização não conseguiram se expandir e tornar-se multinacionais.

Em relação ao processo de adaptação das empresas na globalização, vimos que a Volkswagen adaptou muito bem ao processo de globalização, pois proporcionou condições de telecomunicações, transporte, tecnologia, melhorou a sua linha de montagem que são elementos essenciais para a empresa em escala mundial. Outra adaptação importante que ocorreu também foi à grande expansão que a Volkswagen obteve pelo mundo todo, ou seja, a divulgação que ela conseguiu fazer através das instalações de várias filiais com o objetivo de obter uma boa lucratividade, sem contar com o grande avanço das tecnologias, tudo isso por causa do grande avanço da comunicação que facilitavam esses tipos de negócios. Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção. 

Volkswagen está tomando novas medidas para reforçar suas operações no exterior, à medida que ela sente cada vez mais interesses dos mercados europeus. Segundo pesquisas, a Volkswagen vende cerca de 60% dos veículos de seu grupo para fora da sua região de origem européia, com esse aumento nas vendas para fora, ela já está aumentando a sua capacidade na China e no México. A empresa planeja iniciar a produção nos mercados de rápido crescimento do Sudeste Asiático, fechando uma das poucas lacunas que ainda existem na sua enorme rede global de fábricas abrangendo 102 instalações.

A empresa da Volkswagen está se movimentando para expandir sua empresa para fora confiando em mercados emergentes para crescer, pois as vendas na Europa já estão baixas há duas décadas. Com o objetivo de ultrapassar a Toyota e a General Motors para se tornar a maior montadora do mundo até 2018, o grupo de automóveis com base em Wolfsburg, na Alemanha, ainda carece de uma planta de montagem de veículos, ela pretende ampliar ainda mais a sua presença nos Estados Unidos querendo arrebatar de uma vez por todas a coroa de vendas global. A gigante alemã está considerando o lançamento de veículos comerciais nos Estados Unidos no futuro, para expandir sua marca no segundo maior mercado de automóveis do mundo.

Nos Estados Unidos, uma das categorias de produtos em que o marketing global não tem sido fácil de controlar são os automóveis. A concorrência crescente nos mercados globais é um desafio para as empresas, em todas as fases de envolvimento nos mercados internacionais. À medida que os mercados se abrem e se tornam mais integrados, o ritmo das mudanças acelera, a tecnologia diminui a distância entre mercados e reduz as vantagens de escala das grandes empresas, com isso vão surgindo novos concorrentes, e instalam-se nos países aonde a competitividade é maior. Não só a concorrência em todas as empresas aumenta o seu grau de envolvimento no mercado global, como a base para a satisfação do consumidor muda. Contudo, o sucesso nos mercados globais depende da acumulação de conhecimento e da sua implementação, ou seja, é necessário conhecer muito bem a cultura dos países onde pretendemos construir a empresa para não irmos contra os gostos e hábitos de cada sociedade, para o produto ter sucesso é necessário o consumidor gostar do mesmo, portanto a empresa tem que adaptar cada produto às características tanto daquela região como das pessoas que vivem por lá cada cultura é única e possui determinadas características. Assim, as empresas devem-se adequar às necessidades e sensibilidades específicas, adaptando ou posicionando seus produtos de modo a torná-los aceitáveis às preferências locais. No caso da Volkswagen, que está presente em ambos os continentes, tem de ter estratégias de marketing adequadas a cada um deles, os gostos diferem de país para país, ela vai ter que se adaptar aos gostos e preferências de cada um para fazer as alterações necessárias de forma a agradar ao consumidor, pois o estilo de design que os americanos preferem é diferente do europeu, as linhas mais desportivas são a preferência deste povo, e isto percebe nos produtos oferecidos pela Volkswagen, estas alterações em nível de design exterior e interior é um notável exemplo de como as empresas adaptam os seus produtos de acordo as necessidades do mercado onde se inserem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (74.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com