TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Contribuições para educação das relações étnico- raciais

Por:   •  19/5/2020  •  Artigo  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 5

HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Contribuições para educação das relações étnico- raciais

Resumo:

O presente trabalho irá tratar da Lei 10.639/2003 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura Afro- Brasileira. Portanto, atribui à discussão e reflexão acerca da história, da memória e da luta dos grupos socialmente excluídos ao longo do processo histórico do Brasil, em especial a população negra. Foi utilizado o método de pesquisa exploratória com a finalidade de analisar a dificuldade dos professores de Geografia do Ensino Fundamental II para aplicação da Lei Federal 10.639/03 no ambiente escolar, partindo de uma revisão bibliográfica composta pelos principais autores da área.

Para isso, a pesquisa será baseada em estudos dos documentos oficiais do Ministério da Educação: como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2009, Projeto Político Pedagógico (PPP) Ano atual, e de autores, como exemplo: Alexandre do Nascimento (2013), Clézio dos Santos (2014), Renato Emerson Nascimento dos Santos (2011), Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (2007), Douglas Verrangia (2010), entre outros pensadores que elaboram trabalhos pertinentes ao assunto.

O estudo terá caráter essencialmente qualitativo, com ênfase na tabulação da análise de conteúdo dos questionários semiestruturados respondidos pelos professores de Geografia do Ensino Fundamental II de escolas públicas da cidade de Uberlândia, ao mesmo tempo em que será necessário o cruzamento dos levantamentos com toda a pesquisa bibliográfica já feita.

Palavras-chave: Lei 10.639/03, Docência, Pesquisa.

HISTÓRIA E CULTURA AFROBRASILEIRA E AFRICANA NAS AULAS DE GEOGRAFIA: Contribuições para Educação das Relações Étnico- Raciais

Introdução

O presente trabalho pretende valorizar a lei 10.639/2003 estabelecendo que em todos os níveis de ensino e nas escolas públicas e privadas a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Visando principalmente a valorização de um povo que teve sua ancestralidade, sua cultura seu senso de pertencimento e principalmente sua liberdade retirados. Deixando marcas históricas e resquícios de racismo até os dias atuais.

Para tanto, há necessidade dos professores qualificados para o ensino das diferentes áreas de conhecimentos e, além disso, sensíveis e capazes de direcionar positivamente as relações entre pessoas de diferente pertencimento étnico racial, no sentido do respeito e da correção de posturas atitudes, palavras preconceituosas.

Daí a necessidade de se insistir e investir para que os professores, além de solida formação na área especifica de atuação, recebem formação que os capacite não só a compreender a importância das questões relacionadas à diversidade étnico- raciais, mas a lidar positivamente com elas e, sobretudo criar estratégicas pedagógicas que possa auxiliar a reeduca- lás (Brasil, 2005, p. 17).

A função é dar embasamento ao projeto de lei 10.639/03 e a escola por meio dos professores, e especificamente a disciplina de Geografia, tem condições necessárias para discutir a questão étnica- racial identificando as dificuldades e as possibilidades para aplicação da lei.

        Este estudo se destina a toda sociedade civil, as áreas científicas, e principalmente ao poder público, para que entenda a importância da lei, uma das funções da Geografia é refletir sobre como a sociedade se organiza, como ela ocupa o espaço em diferentes momentos históricos, e a questão dos povos africanos, afro- descendentes faz parte do Espaço que a Geografia se propõe estudar.

Este estudo apresentará os resultados alcançados pelos questionários respondidos pelos professores de Geografia do Ensino Fundamental II da cidade de Uberlândia, exemplificando as analises do referencial teórico juntamente com seus diagnósticos para aplicação da Lei Federal 10.639/03.

        A respeito do resultado da pesquisa relato que a formação continuada é o caminho para a implementação da Lei 10.639/03. A necessidade de conhecer África e todos os seus elementos geográficos, desde o relevo, clima, solo sua cultura, e principalmente salientando que a África e um continente com vários países colonizados por outros países.

Considerações finais

        Concluímos que é de fundamental importância a discussão a respeito do racismo e preconceito racial no ambiente escolar para o fortalecimento das políticas públicas que trata deste tema, pois a Lei 10.639/03 foi criada para que os alunos pensassem de forma critica a respeito de como a História africana e afro brasileira são discutidas em sala de aula e o professor sendo um dos atores principais desta discussão oferece recursos para tratamento do processo de ensino e aprendizagem nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com