TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Impactos Ocasionado Pela Instalação de PCHs

Por:   •  23/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de trabalho de campo em Águas de Santa Barbara

(Impactos ocasionado pela instalação de PCHs no rio Pardo)

RELATÓRIO

Neste texto, vamos apresentar os  resultados do trabalho de campo, realizado no município de Águas de Santa Barbara, situado no Estado de São Paulo, no qual, visitamos a região da bacia do médio rio Pardo, ocupando parte do território do município, sendo que este nasce no município de Pardinho, e passando por, Botucatu, Pratânia, Itatinga, Avaré, Cerqueira Cesar, Iaras, Santa Bárbara, Óleo, Bernardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo, Chavantes, Canitar, Ourinhos e tem sua foz em Salto Grande, desaguado no rio Paranapanema, obtendo uma grande importância sócio - ambiental, em função de remanescentes da Floresta Estacional semi – decidual (Mata Atlântica).

O Brasil, enfrentou uma forte crise de abastecimento de energia elétrica nos anos de 2001 e 2002, que infelizmente afetou diversas regiões, entre elas as mais afetadas foram as regiões do Sudeste e Centro-Oeste, relacionada à ausência de investimentos em geração e distribuição de energia elétrica, e que se agravou por poucas chuvas que ocasionou a diminuição dos níveis de reservatórios das usinas hidrelétricas. Assim, as entidades públicas procuravam novas formas de atender à demanda e de aumentar a produção de energia.

Sendo um dos procedimentos utilizados para solucionar esses problemas, foi incentivar o desenvolvimento de outras fontes de energia, como construções de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Estas, foram regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio da Resolução 394, de 4 de dezembro de 1985, em que constituiu exigências mais simplificadas em relação às usinas hidrelétricas.

Em relação às PCHs na bacia do rio Pardo, atualmente chega no total de oito PCHs, sendo quatro destas estão paradas por determinação da justiça, com a justificativa de que está bacia não suportaria a pressão da água, e ainda uma forte pressão popular e órgãos ambientais da região. Como podemos ver na figura a baixo,

[pic 1]

Entendemos que a presença de PCHs, traz diversos impactos sendo positivos e negativos. Um dos impactos positivos de uma construção desse porte, seria uma melhor qualidade de energia consumida próximos os municípios da região que estas estão inseridas. Porém, esse fato não deve ser considerado no caso das PCHs no rio Pardo, pois, essa região é uma grande produtora de energia hidrelétrica e de biomassa.

Já os impactos negativos causados pelas PCHs, no caso do município de Santa Barbara, seria grandes mudanças na vida de toda sociedade, sendo classificadas, em impactos sociais, uma vez que os pequenos agricultores que vive em seu entorno teria que deixar suas terras, com o perigo de toda aquela área ser totalmente alagada. De fato, entendemos que a presença de PCHs traz grandes impactos ambientais e econômicos, como o desmatamento acelerado de áreas florestais, como vem acontecendo com construção barragem, como podemos observar na figura a baixo,

[pic 2]

Fonte: Organizada pelo autor, 2018.

Além disso, a construção da barragem, ira influenciar o nível do rio, tanto acima quanto abaixo, uma vez que para que ocorra um abastecimento constante de água nas turbinas é necessário o controle da água existente no reservatório e um controle sobre quantidade de água que é liberada rio abaixo. Esse fluxo de água vai acarretar diversas impactos e eliminação de paisagens naturais, como a Cachoeira do Capão Rico, que tem o risco de totalmente inundada, afetando a paisagem e biodiversidade de toda aquela região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (189.1 Kb)   docx (179.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com