TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Ficha de Leitura

Por:   •  28/5/2018  •  Resenha  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

DISICPLINA: JUVENTUDE RURAL

PROFESSORA:

[pic 1]

Um olhar de gênero e de geração nos universos rurais em contextos rurais.

ALUNO:

PELOTAS, MAIO DE 2018.

INTRODUÇÃO

O presente resumo apresenta uma compilação de artigos sobre estudos feministas e socioculturais a respeito das atualidades de gênero e gerações no meio rural.

RESUMO

   No âmbito rural ainda é inexistente o preparo formal administrativo e encorajamento para a posse das mulheres no terreno. Um dos causadores para esse atraso é a cultura que indica que a mulher deve servir como ajudante enquanto os homens assumem o protagonismo. E de acordo com; Iriardes Caldas Torres e Luana Mesquita Rodrigues no texto “O trabalho das mulheres no sistema produtivo da várzea amazônica”, ressaltam mais uma vez que a falta de valorização para o trabalho das mulheres  no meio rural é uma realidade apesar de essencial para a família.

   Em “Homens que migram, mulheres que ficam: o cotidiano das esposas, mães e namoradas dos migrantes sazonais do município de Tavares” e “Vidas em trânsito, mulheres dos cocais maranhenses nas periferias das cidades canavieiras paulistas” é demonstrado que o contraste sobre as imigrações que ocorrem do meio rural para o nordeste,  mesmo com os homens longe de casa, as mulheres ainda não são pertencentes de suas autonomias  no campo, e quando elas migram, acabam trabalhando como domesticas na cidade.

   Segundo as autoras, Arlene Renk, Rosana Maria Badalotti e Silvana Winckler focam nas mudanças socioculturais ocorridas nas relações de gênero em seu artigo “Mudanças socioculturais nas relações de gênero e intergeracionais: o caso do campesinato no Oeste Catarinense”, no texto elas enclareassem  de uma forma geral que os homens não são respeitosos a privacidade das filhas, controlando a sua importância moral para futuros matrimônios estratégicos e arcaicos para ganhos futuros. O artigo também ressalta sobre a pluriatividade que altera a familiaridade de posse sobre as propriedades.

  Para Rosineide Meira Cordeiro e Marion Teodósio Quadros e Celecina de Maria Veras Sales focam suas atenções para as dificuldades enfrentadas pelas mulheres jovens, desde a gravidez precoce a atuações sociais num assentamento rural do sertão cearense.

   Já Hulda Stadtler e Marcílio José Silva concentram em demonstrar as ações no campo com a sua ONG, criando debates e discussões, as moças procuram fazer reflexões sobre experiencias de vida no âmbito rural para ajudar jovens e diminuir os obstáculos.

CONCLUSÃO

   As compilações acima apresentam diversas pesquisas e experiencias que demostram as dificuldades que jovens enfrentam na ruralidade, o intuito dos artigos é provocar reflexões que proporcionem um lugar mais livre e respeitoso para todos e todas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

SCOTT, Parry; CORDEIRO, Rosineide; MENEZES, Marilda (Org.).

Florianópolis: Mulheres, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (142.9 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com