TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE REGIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Por:   •  23/12/2022  •  Artigo  •  5.017 Palavras (21 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL

DISCIPLINA: GEOGRAFIA REGIONAL

 

 

 

 

 

O CONCEITO DE REGIÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA

Paper apresentado à disciplina de Geografia Regional, como parte dos requisitos para avaliação.

 

 

FRANCISCO JANDERSON DE SOUSA SILVA

AUGUSTO FELIPE DA SILVA ARAUJO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TERESINA, AGOSTO DE 2022

RESUMO 

O presente artigo, como requisito de avaliação da disciplina de Geografia Regional, tem como finalidade a discussão do conceito de região, sobretudo, como ele é abordado no livro didático de Geografia, recurso utilizado com certa frequência nas salas de aula pelo nosso país. É válida essa análise, afinal, esse conceito nos aproxima o olhar tanto para o local quanto para o global, ou seja, para desdobramentos, seja em multi ou mini escala, mas que acabam interferindo ou reverberando em nossas vidas, no dia-a-dia. O estudo das regiões, com viés na globalização em que nossa sociedade se deleita, precisa ser discutido. As novas gerações precisam compreender as realidades regionais para se posicionar como seres críticos e atuantes na sociedade, daí a relevância se identificarmos como o conceito estudado é ensinado a partir do livro didático de geografia. Buscou-se verificar a linguagem utilizada, ou seja, a forma como o conceito é exposto no livro, se usa uma maneira de fácil compreensão; a corrente do pensamento na qual o conceito é exposto, pois faz toda a diferença na forma de abordagem, e os recursos que o livro apresenta na facilitação da aprendizagem do referido conhecimento. Iniciamos, então, a discussão, fazendo uma síntese do conceito de região para podermos iniciar a análise do referido conceito nos livros didáticos, pois achamos pertinente aos leitores do trabalho, para que depois possam analisar e criticar, ter uma noção, embora que sintética, das principais visões de região que a literatura apresenta a partir de algumas correntes de pensamento. Dentro dessa perspectiva adotamos alguns teóricos para ajudar-nos na compreensão do tema: NÓBREGA (2015); RÊGO (2013); HAESBAERT (2010), FERNANDES (2001), para assim, iniciarmos a análise, que perpassou pela busca da identidade dos autores dos livros com uma corrente do pensamento geográfico, pois é essencial esse entendimento para esclarecer como o conceito de região deveria estar exposto. Após identificar a corrente do pensamento geográfico e a forma como o conceito de região está versado o livro, trouxemos um resumo de alguns recursos ou seções que o livro apresenta que ajuda a elucidar o entendimento do seu usuário na compreensão, sistematização e consolidação do conhecimento geográfico, em especial do conceito de região. Mostramos os desdobramentos do conceito, como no caso da regionalização que é o processo de regionalizar, portanto, o que esclarece região como apreensão intelectual do pesquisador a partir de critérios, logo, essa análise também colabora para verificarmos a ideia do autor sobre região.

Palavras-chave: Conceito; Região; Livro Didático.

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como preocupação trazer uma reflexão sobre a abordagem do conceito de região no Livro Didático. Para tanto, achamos pertinente fazer uma síntese sobre o conceito de região a fim de propiciar compreensão sobre o referido conceito. Ademais, falaremos da importância do Livro Didático como auxiliador nas aulas de Geografia para partirmos para a análise de alguns Livros Didáticos já utilizados na educação básica no Brasil.

Algumas questões norteiam esse trabalho: Sob que base do pensamento geográfico o conceito aparece? Que recursos o próprio livro apresenta para facilitar a compreensão do conceito? A abordagem traz uma perspectiva dentro do cotidiano/realidade do aluno? São questões que nos ajudarão a refletir e entender como o conceito está sendo abordado para os estudantes, que são, afinal, os usuários do Livro Didático.

Para analisar essas questões acima citadas, utilizamos como referencial teórico os seguintes autores: NÓBREGA (2015); RÊGO (2013); HAESBAERT (2010), FERNANDES (2001) que, através de suas investigações, estudos e material publicado, nos auxiliaram na construção deste trabalho.

A motivação por essa pesquisa se dá pela importância do conceito de região na formação dos estudantes da educação básica, onde esse conhecimento se mostra vital para que conheçamos as realidades regionais dentro dos ditames globais em que nossa sociedade está inserida, ou seja, cada vez mais embebida pelos desdobramentos da globalização e do capitalismo e, claro, isso afeta nossas vidas.

Outra questão a mencionar é que, nesse período, embora um pouco mais ameno, mas ainda sofrendo com a pandemia da covid-19, muitas escolas sofreram em conseguir manter um processo de ensino e aprendizagem eficiente, sobretudo pela falta de recursos. Em muitas salas de aula, o Livro Didático foi o grande auxiliar do professor e, fora da sala de aula, continuou sendo, pois era o recurso mais acessível ao aluno em casa, afinal, nem todos dispunham de aparelhos ou equipamos digitais, como o celular, por exemplo, para acompanhar aulas remotamente.

Por isso, torna-se pertinente uma análise do Livro Didático e do seu impacto na construção de conhecimentos formadores, nessa pesquisa em especial, sobre o conhecimento referente ao conceito de região na apreensão da disciplina de Geografia, no 7 ano do ensino fundamental. Segundo Lana Cavalcanti (2010, p. 3) “se a Geografia contempla a diversidade da experiência dos homens na produção do espaço, as questões espaciais estão sempre presentes no cotidiano de todos eles, sejam as de dimensões globais ou locais”.

Portanto, a ciência geográfica confere, e os conceitos geográficos se inserem nisso, contribuição no entendimento dos estudantes sobre o seu lugar no espaço, sua postura dentro desse espaço e na visão político-crítica de tornar-se um agente transformador desse espaço no qual está inserido. 

Assim, esse trabalho tem como Objetivo Geral: Refletir sobre a abordagem do conceito de região no Livro Didático. E, a partir disso, como objetivos específicos trazemos: Identificar sob que base do pensamento geográfico o conceito é abordado; Investigar quais recursos o livro Didático apresenta para facilitar a compreensão do conceito; Analisar se o conceito é abordado levando em consideração a realidade do estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (239.9 Kb)   docx (127.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com