TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desmembramento Municipal Santo Antônio da Patrulha

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 7

DESMEMBRAMENTOS MUNICIPAIS DO RIO GRANDE DO SUL:

SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA

Luciano Martins da Rosa

Licenciado em Geografia (ICH/UFPel)

Mestrando em Geografia (PPGeo/UFPel)

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Geografia (ICH/UFPel)

        Dentro da atividade proposta na disciplina de Introdução ao SIG (Sistema de Informação Geográfica), cada um dos discentes recebeu a tarefa de retomar o processo de desmembramento dos municípios do Rio Grande do Sul, cada qual com um dos municípios existentes no Estado no ano de 1872. A mim foi destinado o município de Santo Antônio da Patrulha, talvez pela proximidade afetiva para com ele. Ressalto que o município patrulhense, “Terra da cachaça, sonho e rapadura”, fora fundando como município em 3 de abril de 1811, fazendo parte, ao lado de Porto Alegre, Rio Grande e Rio Pardo, da primeira divisão administrativa do Rio Grande do Sul, e ocupando originalmente uma extensa área na porção nordeste do Estado, indo do Litoral Norte até os Campos de Cima da Serra. Essa primeira divisão administrativa é datada de 1809, quando o Rio Grande elevado à Capitania Geral independente desde 1807, eleva à categoria de Vila as povoações dessas quatro localidades.

        A partir disso, tem-se que Santo Antônio deu origem a praticamente todos os municípios da Serra e do Litoral Norte do Estado, além de alguns que hoje compõem a Região Metropolitana de Porto Alegre, sendo também parte da RM de POA desde o ano de 2000.

        A partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram elaborados 6 mapas (figuras 1, 2, 3, 4, 5 e 6) que acompanham os desmembramentos territoriais da área que abrangia o município em 1872 pelos anos de 1920, 1940, 1960, 1980 e 2010 (mais recente, ano do último senso oficial do IBGE). O primeiro mapa (Figura 1) localiza dentro do território estadual gaúcho o município de Santo Antônio da Patrulha em 1872, e é usado como base para os demais. Neste mapa é possível perceber que ao final do século XIX o município já não possuía acesso ao Oceano Atlântico, após emancipação política de Conceição do Arroio (atual Osório) anteriormente, pelo ano de 1857.

Figura 1 – Mapa de localização de Santo Antônio da Patrulha (1872)

[pic 1]

Fonte: IBGE.

Elaboração: Luciano M. da Rosa, 2019.

        Na sequência, visualizando o território específico do município, percebe-se que em 1920 (Figura 2), Santo Antônio já possuía um território bastante reduzido, próximo ao atual (Figura 6), tendo dado origem a outros 7 municípios: São Paulo da Lagoa Vermelha (atual Lagoa Vermelha), Vacaria, Alfredo Chaves (atual Veranópolis), Antônio Prado, Bom Jesus, São Francisco de Paula de Cima da Serra (atual São Francisco de Paula) e Taquara do Mundo Novo (atual Taquara). É importante ressaltar que, desde esse período, os municípios originados daquele território não necessariamente se desmembraram diretamente de Santo Antônio da Patrulha, mas em sua maioria de outros municípios já emancipados anteriormente, apenas esses ocupando o território relativo e referente aos patrulhenses em 1872.

Figura 2 – Municípios originados (até 1920) do território patrulhense de 1872

[pic 2]

Fonte: IBGE.

Elaboração: Luciano M. da Rosa, 2019.

        

        Duas décadas depois, em 1940, a situação da região anteriormente pertencente à Santo Antônio da Patrulha não se modificava muito em relação ao mapa anterior, como pode ser visto na Figura 3. O território do município principal da análise não se altera nesse período, e apenas um novo município é criado a partir do território de Lagoa Vermelha: Prata, que logo passa a se chamar Nova Prata, já que existia um município com o mesmo nome em Minas Gerais.

        O terceiro mapa (1940), com apenas essa modificação, antecipa o de duas décadas depois (1960), quando a política estadual dá margem à várias outras emancipações, entre elas algumas no antigo território patrulhense.

Figura 3 – Municípios originados (até 1940) do território patrulhense de 1872

[pic 3]

Fonte: IBGE.

Elaboração: Luciano M. da Rosa, 2019.

        A Figura 4 representa a divisão territorial da região analisada em 1960. Santo Antônio da Patrulha, no extremo sul do antigo território (de 1872) volta a ter seu território modificado após a emancipação de Rolante, em 1955. Um fato marcante do período é que em 28 de fevereiro de 1955, na emancipação de Rolante, outros 9 municípios gaúchos também foram emancipados após decreto do Governador Leonel Brizola, demonstrando uma facilidade do período para tal ato.

        Houve ainda, até 1960, o desmembramento de Gramado, Canela e Três Coroas a partir do município de Taquara; e de outros cinco município a partir de Lagoa Vermelha: Sananduva, São José do Ouro, Machadinho, Marcelino Ramos e Viadutos.

Figura 4 – Municípios originados (até 1960) do território patrulhense de 1872

[pic 4]

Fonte: IBGE.

Elaboração: Luciano M. da Rosa, 2019.

        Entre 1960 e 1980, diversos outros desmembramentos ocorrem na região, nenhum, porém, altera diretamente o município de Santo Antônio da Patrulha. São criados os municípios de Igrejinha (desmembrado de Taquara), Cambará do Sul (de São Francisco de Paula), além de Esmeralda, Ibiraiaras, Paraí, Nova Araçá, Nova Bassano, Barracão, Ibiaçá, Cacique Doble, Paim Filho e Maximiliano de Almeida, estes na porção norte da região.

        Essas modificações podem ser visualizadas na Figura 5, em que se evidencia um desmembramento maior no norte e nenhuma alteração direta no município central da investigação.

        

Figura 5 – Municípios originados (até 1980) do território patrulhense de 1872

[pic 5]

Fonte: IBGE.

Elaboração: Luciano M. da Rosa, 2019.

Por último, visualiza-se na Figura 6 a atual divisão municipal do Rio Grande do Sul na região destacada desde o princípio, que pertencia à Santo Antônio da Patrulha em 1872 e hoje conta com 53 municípios (verificados e apontados aqui) – sem considerar os municípios originados pelo território patrulhense anterior, como os que formavam originalmente o território de Osório (anteriormente Conceição do Arroio), que se estende por todo o Litoral Norte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (677.7 Kb)   docx (577.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com