TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JÚRI SIMULADO COMO METOLOGIA DE ENSINO NO ENSINO GEOGRÁFICO

Por:   •  20/4/2021  •  Seminário  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Diante das questões apresentadas é possível perceber que a utilização do Júri Simulado como metodologia de ensino e avaliação é enriquecedora pois, se torna uma excelente ferramenta de estudo, provocando nos alunos o debate, a pesquisa, a oratória, além do senso crítico, a troca de informações e, sobretudo a construção de conhecimento. No ensino da geografia tal metodologia também se comporta de maneira positiva. Veiga e Fonseca dizem que:

[...] a formação de docentes no curso de licenciatura em geografia, por se tratar de uma área que exige dos futuros professores capacidade de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica, de julgamento e de tomada de decisão, além, é claro, de todo o conhecimento conceitual geográfico e pedagógico. (VEIGA e FONSECA, 2018, p. 154)

A pergunta primeira que deve ser compreendida é o motivo que torna a aplicação do Júri Simulado como ferramenta primordial no ensino da geografia. Sabendo que a ciência geográfica tem como área de estudo principal o espaço geográfico, produto da ação do homem sobre a natureza, que cenário educacional se baseia em dúvidas e o alunado necessita cotidianamente aguçar seu senso crítico para as questões atuais da sociedade.

O cenário educacional atual configura-se repleto de mudanças e incertezas, com alunos trazendo experiências e necessidades novas a cada momento. Porém, muitos professores não acompanham as alterações e utilizam ainda metodologias desatualizadas, ministram aulas tradicionais e mantém relações tradicionais com seus alunos, em que os docentes são transmissores e os discentes apenas receptores do conhecimento (ANASTASIOU; ALVES, 2012 CITADO POR MARQUES E FONSCENCA 2019)

Entre algumas características que se contrapõem a essa realidade está o fato de que o trabalho docente se encontra precarizado, tanto no que diz respeito a sua práxis em sala de aula quanto a sua formação acadêmica. Veiga e Fonseca (2018) afirmam que diante dos entraves o professor precisa estar preparado para enfrentá-los. E tal superação só irá acontecer à medida que os alunos participarem de maneira efetiva de em grupos de debates atuando de maneira direta em investigações e pesquisas referentes à educação ou referentes à geografia, que possam requerer flexibilidade entre teoria e prática, que lhe possibilitem ficar livre de possíveis influências de terceiros e, assim, poder tomar suas decisões. “O aluno pesquisador de geografia pode, por meio de seus estudos, desenvolver capacidades para transmitir a seus prováveis futuros alunos conhecimentos adquiridos com suas próprias pesquisas.” (VEIGA e FONSECA, 2018, p. 156)

Diante disso é possível perceber que o júri simulado aplicado dentro da ciência geográfica tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento crítico e argumentativo do aluno, fortalecendo suas habilidades tanto na escola quanto no ambiente social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com