TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portugal no Contexto da União Europeia (Recuperado Automaticamente)

Por:   •  27/6/2022  •  Bibliografia  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Geografia e Território

Portugal no contexto da União Europeia “turismo”

Docente: Filipa Ramalhete

Lisboa, 23 de Junho de 2022

   


    A Europa é vista como um continente que tem uma história muito rica e velha. Nos últimos anos, a Europa mudou muito. O turismo, definido como o movimento de pessoas de uma localização para uma outra por razões diversas como férias, entretenimento, culinária, história e entre outras. Tendo o seu princípio em Portugal e na Europa durante os tempos Romanos e Gregos, a atividade turística teve o seu grande crescimento durante o século XVII devido o movimento dos reis entre os países europeus, tal como os reis franceses e os reis portugueses. Através da história europeia, podemos notar que as civilizações se formaram e desenvolveram a partir de invasões, migrações e mestiçagens contínuas (Soulier,1997), e através deste desenvolvimento Portugal apresenta uma vasta pluralidade cultural até os dias de hoje.

    Criada em 1992, a União Europeia (UE) é uma associação de países que estabelecem relações económicas e políticas privilegiadas entre si e que concordam abrir de sua soberania pessoal para o proveito da associação entre os países europeus, e sendo assim a UE tem um longo caminho a percorrer sobre aquilo que é o seu real ajuntamento e lealdade entre os países que a constituem, uma vez que eles têm uma vasta pluralidade cultural. O que quer dizer, que os órgãos responsáveis pelas atividades futuras do continente europeu devem então deixar os seus interesses pessoais e começar a pensar mais no futuro próximo da Europa, investindo mais nas coisas que poderiam fazer o continente europeu fluir de tal modo que a união e a relação entre os países que constituem a UE não saiam a perder, sem esquecer que os cidadãos da UE devem contribuir na construção desta Europa que se quer unida e devem saber empenhar o papel para essa construção e conhecer os seus direitos e deveres. Com o acordo da GEE\GPEARI (2012) a segunda parte para o processo de integração europeia ficou marcada pelo início da construção da União Económica e Monetária (UEM), com finalidade do uso de uma única moeda para todos os países, o euro.

    O turismo em Portugal começou no final do século XVIII (1882) época em que o mar foi a via de maior entrada em Portugal. Mas, com a chegada do caminho-de-ferro, na metade do século XIX, os primeiros guias turísticos relacionados com o desenvolvimento do caminho-de-ferro, também começaram a surgir também nas primeiras décadas do século XIX com a ideia de uma publicação quinzenal conhecida como “O Guia dos Caminhos-de-ferro em Portugal”, o que permitiu que houvesse muitas entradas e saídas no território, não só dos residentes como também dos turistas. Os responsáveis pelas atividades turísticas reuniam informações sobre hotelaria, o valor da moeda, a distância a postos de correio, meios de transportes e principais vias de ligação a outras localidades relacionadas ao turismo de Portugal para dar um ar de segurança, confiança e conforto aos seus visitantes (turistas).

    Como estratégia de marketing para despertar a curiosidade das pessoas para o turismo em Portugal, as companhias atraíam uma classe elevada, através da garantia de melhor conforto e diferenciação, avaliada como 1.ª classe, isto em média de 23% mais cara do que os da 2.ª classe e 55% mais cara do que a 3.ªclasse. Os caminhos de ferro do Sul e Sueste de Portugal tiveram um maior crescimento nas tarifas de banhos entre 1908 e 1913, num aumento razoável de 33%, embora nos últimos três anos os dados se tenham estagnado, e por outro lado, houve algum créscimo nas excursões e comboios especiais. A criação da Sociedade Propaganda de Portugal tornou-se uma das iniciativas importantes do princípio do século XX e influenciou no despertar do turismo em Portugal. Com a visão de que o turismo poderia ser um grande rendimento económico para o país, no século XXI o turismo tornou-se então configurado como um dos maiores sectores de atividades económicas do país. Sendo assim com o passar dos séculos até os dias atuais vários departamentos surgiram como melhoria para o turismo em Portugal, passamos a destacar alguns desses departamentos: AML (Área Metropolitana de Lisboa), CED (Comunidade Europeia de Defesa), CEE (Comunidade Económica Europeia), EFTA (Associação Europeia do Comércio Livre), GPEARI (Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais), GTT (Grupo de Trabalho sobre o Turismo), OMT (Organização Mundial do Turismo), PIB (Produto Interno Bruto), TUE (Tratado da União Europeia), UE (União Europeia), UEM (União Económica e Monetária), UGI (União Geográfica Internacional).

    Portugal é um dos países europeus mais influenciados pela imigração. Esse crescimento instigou as práticas, as atitudes e as decisões que marcaram à evolução recente do turismo nas diversas áreas. Ao longo deste período de crescimento da atividade turística, que na qual tornou-se um dos mais importantes setores da económia europeia e mundial no século XXI, sendo que influenciou vários setores das economias e culturas do país, tal como a indústria, hospitalidade, história, culinária e a natureza. O setor do turismo em Portugal tem sido visto como uma estratégia de desenvolvimento económico e social, a semelhança do que acontece em outros países da união europeia. No entanto, o desenvolvimento em termos históricos ficou marcado por algum atraso relativo ao desenvolvimento mundial, em parte devido a uma política isolacionista durante o Estado Novo e devido à falta de infraestruturas que permitissem o seu desenvolvimento. O turismo é um fenómeno desconhecido em Portugal até meados do século XIX e, de acordo com Pratley “o verdadeiro turista, ou seja, o estrangeiro que viaja só para se recrear, só no princípio do século XX se começa a interessar pelo nosso país” Contudo, é a partir daquele século que, em algumas localidades se começam a desenvolver de forma organizada, infra-estruturas e actividades com vista a atrair pessoas, iniciando-se o processo que daria origem ao aparecimento dos destinos turísticos.

    No âmbito da 1.ª e a 2.ª Guerra Mundial, toda a Europa estava guerra (1914-1918 / 1939-1945). E após esse período doloroso de guerra, Portugal começou a sentir as feridas dessa consequência: a prata começou a desaparecer, os preços das mercadorias começaram a subir, o escudo passou a ser mais caro, a corrida nos bancos, o fator nómada que se instalou no país, a falta de paz dentro do próprio território (1961), a revolução de 25 de Abril (1964), a era de uma nova constituição (1976) e a entrada de Portugal no União Europeia por intermédio da CEE. Com a chegada de Portugal na União Europeia conseguiram então tomar posse da nova moeda, o euro. Após superar a crise económica e financeira, o país começou a fluir de tal modo que com a chegada do século XXI o turismo passou a ser visto como uma grande fonte económica para o país. Por isso é que conseguimos notar pelos dados estatísticos apresentados que o turismo em Portugal só começou a singrar após o período de recuperação total. Com a posse do euro, Portugal começou então a investir em novas infraestruturas, novos apartamentos, novas zonas de lazer, novas casas, o que permitiu uma larga ocupação territorial e alteração no mapa português, isto com a presença de novos espaços verdes, novos edifícios e novas infraestruturas, e principalmente novas estradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (54.2 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com