TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de evolução da Geografia

Por:   •  9/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

IVERSIDAD ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD

AD1 – 2017 - 2

Disciplina: GEOGRAFIA I

Coordenador (a): EDUARDO PIMENTEL MENEZES

Aluno (a):

Polo: Nova Friburgo

1 – Faça uma análise sobre o processo de evolução da Geografia, a partir dos estudos da aula 1. (5,0)

Resposta:

O processo de evolução da Geografia aconteceu gradativamente, sendo que a principio a Geografia era usada para descrever os acidentes geográficos que passaram a ser conhecidos e descritos para as gerações posteriores, pelas primeiras comunidades que foram se dispersando, iniciando assim o processo de evolução da mesma. Passando depois para o mundo conhecido pelos gregos, para suas necessidades bastava descrever os obstáculos que dificultavam ou facilitavam os movimentos e conquistas das pessoas, sendo suficiente apontar a existências de morros, rios, ilhas um conhecimento limitado e compatível com o momento histórico, suprindo a necessidade de observar o espaço, sem aparato cientifico.

Mais tarde percebeu-se que não havia uma unidade no conhecimento geográfico, ele se apresentava de forma dispersa, era feito por astrónomos, filósofos e matemático através da interpretação geográfica do mundo, não obedecia a um critério e preocupavam-se com a medição para alcançar a forma e a dimensão da terra. Os viajantes também relatavam os espaços geográficos que percorriam de forma diferente. “Durante vários séculos, os conhecimentos geográficos foram suficientes, pois refletia o momento histórico, descrevendo” o “seu mundo.” No âmbito da expansão marítima europeia ampliou-se o conhecimento de mundo aumentando o repertório de informações sobre vários lugares da Terra, possibilitando a formação de uma base empírica regularizando o mundo pelas diferentes características dos lugares.

Às diversas formas de análise histórica levaram as varias correntes do movimento de renovação da Geografia, no entanto aquele saber disperso no século XIX começou gradativamente ser sistematizado, renovando-se no século XX.

A Geografia Tradicional em sua analise foi marcada pela relação entre homem e meio, sendo que, o homem era apenas mais um componente do espaço. E esse espaço é que ganharia importância fundamental como objeto de Geografia que era concebido sob um determinado ponto de vista teórico-metodológico.

A Geografia Determinista foi uma corrente da Geografia Tradicional e baseava-se em preceitos deterministas, ou seja, determinações externas. Durante algum tempo muitos autores sustentavam suas teses nessa corrente afirmando que o clima e outras características geográficas ditavam não apenas o comportamento dos homens, mas sua condição histórica, econômica, cultural e social. Já no possibilismo La Blache superou a relação mecânica entre condições naturais e sociais muito embora não tenha avançado muito em relação à concepção de homem de Ratzel. A sua Geografia foi construída a partir de dois pilares: “uma suposta neutralidade cientifica e uma critica a Geografia de Ratzel.” Para ele “o homem é ativo, mas sua ação está enquadrada nas circunstâncias da natureza.”

A geografia vinha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com