TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO SOBRE GEOGRAFIA CLÁSSICA

Por:   •  14/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

 

A GEOGRAFIA CLÁSSICA

Curso: Geografia – Licenciatura

Disciplina: História da Educação

Professora: Sérgio Teixeira

Alunas: Fábia Luiza Zaniolo

03 de agosto de 2022

RESUMO SOBRE A GEOGRAFIA CLÁSSICA

Começaram a surgir os pensamentos da geografia clássica, por volta do século XVIII, a partir da revolução burguesa e da revolução industrial. No Século XVIII, a geografia ainda não tinha um pensamento sistematizado, sendo que isso ocorreu a partir do século XIX, e foi a partir daí que a geografia passou a ser considerada uma ciência.

Humboldt e Ritter foram os primeiros geógrafos a tratar a geografia como ciência, eles estudavam a relação entre natureza e sociedade, mais em seu aspecto físico, em como as demarcações naturais servem como controle territorial e disputas de poder. Foi nesse período que os estudos regionais ganharam prestígio.

Os principais pensadores da geografia clássica, foram Frederich Ratzel da escola alemã e Paul Vidal de La Blache da escola francesa.

Friedrich Ratzel, nasceu em 1844 na Alemanha. Nesse período a Alemanha estava isolada das disputas coloniais, pois se restringiu ao seu território. Foi fundador da teoria do determinismo, que defendia que a natureza determina as formas de sua ocupação por parte do homem, ou seja, o homem como produto do meio. Dizia que as condições naturais, especialmente as climática, influenciam o comportamento humano, portanto, segundo a teoria do determinismo, a Ásia e a África, seriam pobres, devido a fatores naturais.

Ratzel elaborou um conceito muito importante, que seria o conceito de Espaço vital, o qual dizia que a terra era um elemento indispensável para a vida humana, logo, são as condições naturais disponíveis para o fortalecimento e para a expansão de uma sociedade. Foi um conceito muito importante, levando em consideração o contexto em que a Alemanha estava inserida.

Paul Vidal de La Blache, por sua vez, criticava a ideia determinista de Ratzel, então, estabeleceu a teoria do possibilismo, a qual trazia o fato de que o homem teria um papel ativo e influenciava o meio. La Blache admitiu que o meio exercia influência sobre o homem, e este, por sua vez, dependendo se suas condições técnicas e do capital disponível, poderia exercer influência sobre o meio. Portanto, o homem poderia modificar seu meio, através do trabalho, que é o que diferencia o homem dos animais.

La Blache desenvolveu o conceito de Gênero de Vida, que seria o conjunto articulado de atividades que, imobilizada pela influência do costume, expressam as formas de adaptação, ou seja, a sobrevivência de uma sociedade, deve-se às técnicas e costumes repassados no decorrer da história, que influencia nas transformações da natureza.

REFERÊNCIAS

ANDRAD E, Manuel Correia. A institucionalização   da Geografia; A busca de novos paradigmas; Geografia e ação. In: Geografia ciência da sociedade: uma introdução à análise do pensamento geográfico. 2° triagem. São Paulo: Atlas S.A, 1992.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com