TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RIO DE JANEIRO

Por:   •  18/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

RIO DE JANEIRO

A região foi descoberta em 1502 por uma expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos, o nome se deve a data que foi descoberta (1 de janeiro de 1502) e as suas características naturais que fizeram o comandante acreditar que o local se tratava da foz de um grande rio, então ele batizou o local como Rio de Janeiro.

Quando se trata da geomorfologia dessa cidade pode se citar uma vasta quantidade de formas de relevo, entre as principais estão: vales, escarpas, planaltos, colinas etc. A ocupação desse relevo se dá de forma desordenada e perigosa em determinadas áreas. Isso devido a retirada da camada vegetativa que dá sustentação aos sedimentos que se depositam sobre a rocha matriz, fazendo com que a água penetre mais fácil e acelere o transporte dos sedimentos. Um grande exemplo é a comunidade da Rocinha que está praticamente cercada por morros. Com uma área de cerca de 454.000 metros, está localizada na zona sul do Rio, mais especificamente na encosta dos murros: Dois Irmãos e Laboriaux, abrangendo a parte mais baixa da autoestrada Lagoa-Barra e se expandindo até pontos mais altos, margeando a estrada da Gávea (Leitão.2007).

Gávea e São Conrado são os dois bairros das elites cariocas que constituem a vizinhança da comunidade. Desta forma, é acentuada a percepção da desigualdade social de nosso país, que reúne, em um mesmo trecho, o “precário”   e o “Luxuoso”, de fato tornado ainda mais concreto por se localizar a frente da Rocinha um sofisticado shopping center, que reúne algumas das mais caras lojas do Rio de janeiro.

Essa supervalorização de algumas áreas em detrimento de outras, também pode ser observado ao comparar a infraestrutura da comunidade citada anteriormente com a de regiões como o bairro da Urca onde se localiza o complexo de morros do Pão de Açúcar, o qual é composto pelo Morro do Pão de Açúcar, Morro da Urca e Morro da Babilônia. Esse complexo se originou de um dobramento que ocorreu durante a formação do supercontinente Gondwana e é datado da era paleozoica, além disso ele é composto em sua maioria por rochas metamórficas que se formaram devido a pressão e as altas temperaturas sobre a rocha matriz.

 É notável que o relevo e a localização dessas regiões influenciam drasticamente o seu valor comercial, enquanto a Rocinha está cercada por morros o complexo do Pão de açúcar proporciona uma visão mais privilegiada do mar e da Bahia de Guanabara. Desde o início da ocupação esses fatores interessaram aos dominadores devido a ela ser uma área que oferece uma vista ampla para o mar, o que garantia maior segurança, dessa forma a região sempre foi alvo de disputas territoriais. Atualmente é o mais importante cartão postal do Rio de Janeiro e um ponto turístico muito frequentado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com