TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Geografia

Por:   •  18/12/2019  •  Resenha  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

1- Globalização

É o processo de integração econômica, política, cultural e social entre os países, ela é definida como o atual momento da expansão capitalista, e está relacionada diretamente com o avanço tecnológico. A conexão entre os lugares é feita por uma rede de fluxos, que é controlada por centros de poder econômico e político, há lugares que possuem mais relevância para esses fluxos, estes lugares possuem possuem grandes mercados consumidores e as maiores infraestruturas.

Antigamente a expansão do capitalismo era feita pela tomada de territórios, que eram controlados e explorados, atualmente acontecem algumas apropriações de territórios por interesses geopolíticos e econômicos, por isso ocorrem ações de antiglobalização, porém há exceções em que  o avanço do capitalismo é feita pela proliferação ágil e eficiente de  produtos, capitais, serviços, informações e pessoas, que conquistam os consumidores.

2- Fluxo de capitais especulativos e produtivos

Hoje em dia com os avanços da tecnologia a proliferação da globalização é mais comum com os capitais especulativos que se locomovem rapidamente, porém os capitais especulativos não são muito controlados pelo governo então a quantidade que circula pelo sistema financeiro mundial é desconhecido, a maior parte desses capitais são investidos nas bolsas de valores e de mercadorias. A soma de todas as ações das empresas são o valor de mercado de uma bolsa de valores.

Ao contrário dos capitais especulativos os  capitais produtivos, se locomovem de forma mais lenta, e estão menos sujeitos a oscilações repentinas do mercado, pois são investimentos de longo prazo. Os capitais são investidos em certos territórios e tem uma base física.

As empresas transnacionais fazem ações internacionais partindo do seu país de origem, o governo desse país dá apoio econômico e econômico, pois a maioria da operações são feitas fora do país, e a maior parte dos lucros obtidos pelas filiais em outros países é enviada para o país da sede da empresa. A maior parte das empresas transnacionais têm suas sedes em países desenvolvidos, especialmente nos Estados Unidos, um país que tem crescido pelo mundo é a China que está adquirindo empresas nacionais e criando novo negócios. Para expandir sua participação global as empresas transnacionais constroem novas filiais no exterior, adquirem empresas estatais em processo de privatização ou compram empresas privadas no exterior.

3- Fluxo de informações

Atualmente as informações são disseminadas pelo mundo de forma rápida principalmente por causa dos avanços tecnológicos, assim o mundo está ficando cada vez mais conectado, os Estados Unidos é o principal centro de controle das informações. Existem várias formas de comunicação como por exemplo: jornais, revistas, rádio, internet, televisão, etc, mas hoje em dia a forma de comunicação é a internet, ela dá a oportunidade de contato entre as pessoas.

4- Fluxo de turistas

No século XX, após a Segunda Guerra mundial o turismo se tornou um fenômeno global, os avanços tecnológico da indústria aeronáutica aumentaram o fluxo de turistas pelo mundo e aparecimento de novos lugares turísticos, este fluxo é importante para a globalização pois ela intervém na economia e na cultura. O turismo ocorre de forma desigual, alguns lugares recebem mais turistas por causa da sua infraestrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com