TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE ENSINO

Por:   •  14/6/2018  •  Monografia  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

        Neste trabalho será abortado o tema sobre as escolas na Suíça, sendo abortados os seguintes temas; sistema de ensino e como ele é estruturado; idade média de uma criança a entrar nas escolas do país; e o investimento na educação do país.

SISTEMA DE ENSINO

  • Como ele é estruturado

        A Suíça é um país que considera o conhecimento e a educação recursos muito importantes. Tanto é que sua educação é muito reconhecida em todo o mundo e os estudantes obtêm resultados mais altos em matemática e ciência em comparação com os demais países da Europa.

A educação é gratuita e obrigatória. Em geral, a obrigatoriedade da educação começa quando as crianças têm entre seis e sete anos e prolonga-se durante aproximadamente nove anos.

Uma das diferenças mais recorrentes é o ano em que se começa a ensinar a primeira língua estrangeira. Enquanto alguns optam por fazê-lo no quarto ano, outros o fazem no sétimo.

Cada escola escolhe a estrutura do sistema que seguirá, da mesma forma que o programa, o idioma e o calendário de férias. A Conferência de Diretores Cantonais é a encarregada de unificar e coordenar todos os critérios educacionais.

  • Idades que as crianças vão à escola

Apesar das diferenças que podem existir, distinguem-se três níveis básicos: educação primária; educação secundária; educação terciária.

A educação primária, por sua vez, é obrigatória para todas as crianças com mais de seis anos e sua duração, que costuma ser entre quatro e seis anos, varia em função do cantão. As escolas são mistas e as aulas são ministradas em apenas um idioma, que, em geral, coincide com o que é falado nas casas.

Uma vez terminada a primária, as crianças separam-se escolhendo estudar em uma escola acadêmica ou vocacional. Aqueles que optam pelas escolas acadêmicas frequentam algum instituto.

O instituto divide-se em dois níveis: secundário, que é obrigatório, e ensino médio, que é opcional. Na secundária os estudantes tomam lições de matérias variadas e comuns a todos. Uma vez finalizada esta etapa, aqueles que o desejarem continuam com o ensino médio, onde devem escolher entre várias opções de especialização em relação àquilo que eles gostariam de estudar no futuro. Aos 18 ou 19 anos devem aprovar um exame chamado matura para poder frequentar a universidade.

A educação terciária na Suíça é de alta qualidade. As diversas universidades costumam oferecer seus cursos em apenas, um idioma e são regidas pelo seguinte modelo: o bachelor que são três anos de estudos depois de ter realizado o exame matura; o mestrado que são dois anos de estudos depois de aprovar no Bachelor, o doutorado que são três anos de estudos depois de aprovar em um Mestrado.

INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO

        As escolas suíças são predominantemente públicas, financiadas pelos impostos. Por isso os pais controlam a qualidade da educação. O município é responsável principal pela organização e a execução do ensino.

Os pais devem mandar os filhos à escola mais próxima de sua residência e para lá eles caminham sozinhos, sem babá e sem motorista.

Como o ensino dos primeiros nove anos é obrigatório, o município controla se 100% das crianças escolarizáveis estão frequentando a escola e assim é possível conseguir que não haja abandono no ensino obrigatório.

Devido ao acompanhamento pelos pais, a qualidade do ensino é mantida, greves de professores e ausências por outras razões são raríssimas.

O desempenho dos alunos é discutido em reuniões entre pais e mestres, mas também pela secretaria de educação, através da participação em pesquisas comparativas internacionais. Quando se detecta um desempenho insuficiente, não é responsabilizado o presidente da república ou o ministro da educação, mas os mestres e diretores analisam as causas das falhas, propõem medidas de correção e as aplicam.

Conclusão (Alice Siqueira Carvalho) N°1

Neste trabalho foram abortados os temas sobre as escolas na Suíça, sendo eles; sistema de ensino e como ele é estruturado; idade média na qual uma criança pode entrar em uma escola do país; e o investimento na educação na Suíça.

Na Suíça a educação é gratuita, sendo a educação um dos aspectos mais importantes para o país, cada escola tem uma ‘estrutura’ diferente, um exemplo que pode ser ressaltado seria o ensino de línguas estrangeiras, cada escola começa a ensinar as línguas estrangeiras a partir de um determinado ano (série), além do período de férias que cada escola oferece.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com