TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Eventos e os Processos Endogenéticos Responsáveis pela Estruturação do Relevo.

Por:   •  5/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Faculdade Claretiano – Curso de Graduação – EAD

Curso de Geografia – 1º Ciclo de Aprendizagem

Marlon Henrique Vicentini RA-1145056

Os eventos e os processos endogenéticos responsáveis pela estruturação do Relevo.

Vitória – ES

2015

Os sistemas endógenos são aqueles eventos que ocorrem no interior da Terra e que influenciam de alguma forma na estruturação do relevo, e que dependem intrinsecamente da energia de seu interior para seu desenvolvimento, tendo como exemplos de forças propulsoras que energizam esses eventos os fenômenos magmáticos vulcânicos e plutônicos, os terremotos, os dobramentos, os falhamentos, a orogênese e a epirogênese, a deriva continental e a tectônica de placas. Já o sistema exógeno são eventos que ocorrem no exterior da Terra que também influenciam de alguma forma na estruturação do relevo as forças propulsoras geralmente são os ventos, água e temperatura.

Os processos tectônicos que deformam e transformam a crosta terrestre são chamados de orogênese e a epirogênese, ou seja, são tipos de movimentação da crosta. A epirogênese se caracteriza por movimentos lentos da crosta, que não perturbam significantemente a disposição e a estrutura geológica das formações rochosas afetadas, onde a origem desse fenômeno estaria ligada à distensão da crosta resultante de uma variação térmica ou no volume do manto superior, ocorre geralmente em áreas estáveis como, por exemplo, as bacias de Michigan, nos Estados Unidos, e a de Parnaíba no Brasil. Já a orogênese, a movimentação é relativamente rápida e é responsável por formar grandes cinturões montanhosos, pois quando se manifesta, geralmente, deforma dobrando e falhando as camadas rochosas. Exemplos desses orógenos que estão ativos é a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e os Himalaias na Ásia.

A relação existente entre limites de placas, atividades vulcânicas e terremotos são que todas essas atividades ocorrem no interior da Terra e que influencia de alguma forma a estruturação do relevo recebendo o nome de processos endogenéticos ou geodinâmicos que envolvem movimentos e transformações químicas e físicas da matéria existente dentro do Planeta.

Referências Bibliográficas

TIRITAN, C. D. Geomorfologia. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (111.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com