TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARQUES NACIONAIS

Dissertações: PARQUES NACIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  858 Palavras (4 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 4

Parque nacional no Brasil é uma das categorias de unidades de conservação de proteção integral da natureza definidas na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

As unidades de conservação desta categoria, quando criadas na esfera federal da administração pública, são chamadas de parque nacional; na esferal estadual, parque estadual e na municipal, parque natural municipal. Essas unidades são de domínio público, com visitação permitida e controlada pelo respectivo orgão administrativo.

Os parques nacionais no Brasil são administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente criada em 2007. A abertura para visitação depende da análise e liberação de órgãos governamentais competentes. Em janeiro de 2013 haviam 68 unidades de conservação desta categoria na esfera federal da administração pública brasileira.

Parque Estadual Caverna do Diabo

O Parque Estadual Caverna do Diabo foi criado a partir da Lei 12.810 em 21/02/2008, que institui o Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga, juntamente com outras 13 Unidades de Conservação.

Possui uma área de 40.219,66 ha e abrange os municípios de Barra do Turvo, Cajati, Eldorado e Iporanga.

Localizado ao Sul do estado de São Paulo, na região do Vale do Ribeira, o PECD possui um rico ecossistema, tendo como principal atrativo a Caverna do Diabo, que atrai visitantes do mundo inteiro.

Área- 40.219,66 hectares

Bioma - Floresta Ombrófila Mista; Campo de Altitude e Formações Cársticas.

Localização - Eldorado 247 Km de SP.

Parque Estadual de Campos do Jordão – PECJ

Você está no Parque Estadual de Campos do Jordão – PECJ, conhecido regionalmente como Horto Florestal. Foi criado em 27 de março de 1941, compondo, atualmente uma área de 8.341 hectares, e ocupando 1/3 da superfície municipal.

O Parque abriga importante remanescente da Mata Atlântica, num mosaico com três fisionomias básicas: a mata de Araucária e Podocarpus, os Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

As maiores extensões contíguas de pinheiros de todo o sudeste brasileiro se distribuem em vales profundos e morros com altitudes entre 1.030 e 2.007 metros, na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, na àrea de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira.

Parque Estadual ‘Carlos Botelho

Criado através do Decreto Estadual nº 19.499, de 10/09/1982, o Parque Estadual ‘Carlos Botelho’ tem a finalidade de assegurar integral proteção à flora, à fauna, às belezas naturais, bem como garantir sua utilização a objetivos educacionais, recreativos e científicos, caracterizando-se por ser uma Unidade de Conservação de proteção integral.

Com o início da implantação do Parque, a partir de 1982, houve na região uma grande transição de estratégias de gestão, quando o objetivo de exploração econômica dos recursos naturais foi substituído pela conservação ambiental, enfatizando-se atualmente políticas públicas voltadas para a preservação e o desenvolvimento sustentável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com