TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  30/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  21.133 Palavras (85 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 85

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

BRUNO FLAVIO SANTOS DE SOUZA

[pic 14]

O PROFESSOR E A UTILIZAÇÃO DAS

TIC’S NO CONTEXTO EDUCATIVO

                                            Tic’s no Ensino da Geografia

 

SOUZA, Bruno Flavio Santos. O PROFESSOR E A UTILIZAÇÃO DAS TIC NO CONTEXTO EDUCATIVO: Tic’s no Ensino da Geografia. 2018, p. 1-30. Projeto de Ensino (Graduação em Geografia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Portel, 2018.

RESUMO

Pensar em “educação” requer um olhar crítico sobre alguns fatores determinantes no processo de ensinar e aprender. O professor precisa aperfeiçoar continuamente sua prática docente e se habilitar para o uso dos diversos instrumentos modernos como forma de mediar o processo de ensino-aprendizado, onde o professor de Geografia precisa se habituar à Tecnologia de informação e comunicação no campo educacional. O professor deve acompanhar as mudanças decorrentes do mundo contemporâneo e se equipar para atender as exigências da modernidade. Neste estudo, algumas reflexões foram feitas, e procurou-se compreender a maneira como os professores estão lidando com as mudanças advindas no século XXI, da presença dos recursos tecnológicos na escola, a partir do seu fazer pedagógico, analisando as formas e condições concretas e efetivas do trabalho educativo nas escolas públicas Municipais, Estaduais, Federais. Observou-se como deficiência na utilização das TIC’S, a falta de uma infraestrutura mínima na escola, dificultando o uso das tecnologias pelos professores, e que os mesmos possuem conhecimento limitado do uso da tecnologia da informação e comunicação como ferramenta pedagógica ou mesmo na preparação de suas aulas. Constata-se também a necessidade de cursos objetivos para a abordagem do ensino e aprendizagem de forma mais prática significativa e prazerosa para os alunos.  

Este trabalho acadêmico obrigatório no curso de licenciatura em Geografia, para obter o titulo de professor em Geografia, foi abordado cautelosamente analises na carência de formações continuadas dos profissionais da educação, numa perspectiva de uso das tecnologias enfocando as potencialidades e limitações destes profissionais.    

Palavras-chave: educação, tecnologia, formação continuada, prática pedagógica.  


SUMÁRIO

Introdução______________________________________________________05

Referencial Teórico_______________________________________________06

Justificativa_____________________________________________________17

Problematização_________________________________________________17

Cronograma_____________________________________________________27

Sequencia didática________________________________________________19

Considerações Finais______________________________________________28

Referências______________________________________________________29

 

INTRODUÇÃO

Este projeto de ensino para conclusão do curso de licenciatura plena em Geografia vem abordar sobre a prática docente do professor de Geografia, e dos profissionais na área da educação, usando como processo mediador do ensino-aprendizagem, em suas pratica pedagógica, as várias Tecnologias de informação e comunicação Tic’s, e de modo geral como o professor faz a utilização na internet, computador, programa de computador, tablet, projetor de imagem e celular, entre outros recursos para que essas ferramentas sejam mediadas na prática pedagógica do professor na educação básica. Esse trabalho acadêmico tem uma gama de abordagem sobre como a Tic’s, veio revolucionar o contexto escolar, de modo em geral trousse melhorias para a sociedade contemporânea.

Ao escolher esse tema o professor e a utilização das Tic’s no contexto educativo, e subtítulo Tic’s no ensino da Geografia, pude analisar que a falta de recursos tecnológicos nas escolas públicas do Brasil, é preocupante porque estamos em pleno século XXI, e existem escolas que ainda não tem como recursos pedagógicos as Tic’s, como apoio didático em mediar o ensino-aprendizagem. Isso me chamou atenção, e precisa ser discutida pelo Ministério da Educação (MEC), em caráter de urgência para que as escolas disponham desses recursos para apoiar a pratica docente no ensino regular dos professores das escolas públicas. Usei como referenciais teóricos alguns autores de artigos e livros que abordam a temática, entre eles destaquei: Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s (2018); (BRITO; PURIFICAÇÃO, 2012, p. 21), . (MESTRANDA E PISTER, 2018, s.p). Flores, P.; Eça, L; Rodrigues, S., & Quintas, C. (2015), Pereira (2009), Stürmer (2011), Silva e Castro (2014), Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), Andrade (2010), Dantas e Mendes, ( 2016, p.198).               

 


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

De acordo com as Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’s  (2018), a expressão que se refere ao papel da comunicação (seja por fios, cabos, ou sem fio) na moderna tecnologia da informação. Entende-se que TIC consistem de todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui o hardware de computadores, rede, telemóveis, bem como todo software necessário. Em outras palavras, TIC consistem em TI bem como quaisquer formas de transmissão de informações e correspondem a todas as tecnologias que interferem e medeiam os processos informacionais e comunicativos dos seres. Ainda, podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si, que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (71.3 Kb)   pdf (365.6 Kb)   docx (439.8 Kb)  
Continuar por mais 84 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com