TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula de Geografia Anos Inicias

Por:   •  3/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Discente: Bruna Silva Seidel

O sujeito e o seu lugar no mundo

I. Tema da aula: Morar e viver

II. Dados de identificação:

Série: 3º ano

Duração: 3 aulas de 50 minutos

III. Objetivos:

Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais, como: povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, ciganos etc., de seus lugares de vivência (moradia, escola, comunidade/bairro etc.), seja na cidade ou no campo.

Conhecer e identificar os diferentes tipos de moradias.

Reconhecer os diferentes tipos de materiais utilizados na construção de uma moradia.

Comparar diferentes tipos de moradia no lugar de vivência a partir de fotografias.

IV. Conteúdos:

 Povos e seus diferentes tipos de moradia

V. Habilidade(s) da BNCC:

 EF03GE01Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

VI. Desenvolvimento - Etapas (detalhar etapas):

1 etapa

Apresentar aos alunos um cartaz com a imagem de um índio aos alunos e pergunte se eles sabem identificar a qual povo aquele homem pertence.

Apresente o vídeo da cantiga: Uma casinha assim. Repita a canção e peça que os alunos cantem junto.

Após a canção, mostre para os alunos uma oca feita de papel (produzida antes da aula), se os alunos não conseguirem descobrir através da oca de papel, mostre imagens previamente selecionadas no notebook.

Após ouvi-los, apresente o texto: “Vocês sabem onde vivem os índios?” que será transmitido do notebook para a televisão, através de slides.

Ao terminar a leitura, volte as imagens das ocas, enfocando aos alunos que elas são de tribos e têm estilos diferentes. Em que os alunos têm que reparar como são feitas, como estão organizadas no espaço, em qual local estão e relação deles com esse espaço (trabalho, comida). Sistematize o aprendizado sobre os povos indígenas, com o professor como escriba na lousa, sendo assim faça perguntas do tipo: Onde moram? Quais são os tipos de moradia? O que fazem nos espaços onde moram? Quais são as habilidades artísticas? Peça que os alunos anotem no caderno.

2 etapa

Retome com os alunos as aprendizagens estudadas na aula anterior que foi sobre os povos indígenas. Após esse momento de levantamento de aprendizagem, apresente novamente o vídeo da cantiga: Uma casinha assim. Após a canção, mostre a imagem de uma moradia de Ribeirinhos, solicite aos alunos se eles sabem identificar de qual povo pertence àquela moradia. Após fazer esse levantamento, apresente um trecho do vídeo sobre os povos ribeirinhos. Retorne a imagem inicial e apresente novas imagens para que os alunos associem o que viram no vídeo. Sistematize o aprendizado: Que povos estudaram? Como é a sua moradia? Que nome recebem as moradias? Quais são seus costumes? Quais são os meios de transporte? Faça o levantamento com os alunos, escrevendo o apontamento na lousa para que os alunos copiem em seu caderno.

3 etapa

Retome com os alunos as aprendizagens estudadas nas aulas anteriores que foram sobre os povos indígenas e ribeirinhos. Após esse momento, cante com os alunos a cantiga: uma casinha assim. Após esse momento, esclareça para seus alunos que o assunto da aula é sobre os quilombolas, neste momento verifique se os alunos sabem algo sobre esse povo.

Após ouvi-los, apresente o texto: “Vocês sabem o que é um quilombo?” que será transmitido do notebook para a televisão, através de slides. Apresente um pequeno trecho de um vídeo sobre os quilombolas. Após o vídeo, apresente imagens dos vários tipos de moradias dos quilombolas. Entregue o texto impresso com a sistematização do povo estudado. Para encerrar esse tema, faça um quiz com as imagens estudadas no qual os alunos têm que observar e apontar a qual povo pertence.

VII. Recursos didáticos utilizados:

Televisão, notebook, folha de sulfite, lousa, canetão caderno, lápis, xerox do texto sobre os quilombolas.

VIII. Avaliação: A avaliação será feita em todos os momentos da aula. O Professor deve observar a participação dos alunos e a realização das atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e de aprendizagem.

IX. Bibliografia: https://www.youtube.com/watch?v=aDdW0brk1T0. Acesso em 01 de junho de 2021

 . Acesso em 01 de junho de 2021

Vídeo: índio somos nóshttps://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w. Acesso em 01 de junho de 2021

Imagens de diferentes tipos de oca https://brainly.com.br/tarefa/36171977. Acesso em 01 de junho de 2021

http://www.ecobrasil.eco.br/site_content/30-categoria-conceitos/1195-comunidades-tradicionais-ribeirinhos#:~:text=Povos%20ribeirinhos%20ou%20ribeirinhas%20são,atividades%20extrativistas%20e%20de%20subsistência. Acesso em 1 de junho de 2021

https://www.youtube.com/watch?v=74g--0WOyAA Aceso em 1 de junho de 2021

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/quilombolas.htm#:~:text=Quilombolas%20são%20os%20descendentes%20e,da%20escravatura)%2C%20no%20Brasil. Acesso em 01 de junho de 2021

https://www.youtube.com/watch?v=CNhqvWJjGII. Acesso em 01 de junho de 2021

X. Anexos (se houver):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com