TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quadro Natural da Europa

Por:   •  27/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

Quadro Natural da Europa

A Europa ocupa 7% das terras emersas do planeta.  Entretanto, exerce um papel marcante no mundo moderno.  No aspecto econômico, foi o primeiro continente a se modernizar, por meio da Revolução Industrial; na política, foi palco de duas guerras mundiais; no campo cultural, é referência para os países ocidentais.  Embora tenha perdido sua condição de centro do poder internacional após a Segunda Guerra, ainda exerce influência sobre a politica e a economia mundial.  Do ponto de vista físico, a Europa e parte da Eurásia.  Porém, nos aspectos histórico e cultural, desenvolveu, ao longo dos séculos, uma cultura diferente da asiática.  A porção europeia desse bloco continental e marcada pela influencia das civilizações grega e romana.  O lado asiático, por sua vez, é influenciado pelas civilizações árabe, hindu e chinesa.  A Europa está dividida em 49 países, e alguns de seus Estados ocupam pequenas superfícies, como Vaticano (0,44 km2), Mônaco (1,95 km2), Marino (61 km) Liechtenstein (160 km) e Andorra (468 km). Os limites do continente europeu são o oceano Glacial Ártico, ao norte: o oceano Atlântico, a oeste; o mar Mediterrâneo, o mar Negro e a cadeia de montanhas do Cáucaso, ao sul; e os montes Urais, a leste.

Na Europa predominam as planícies, presentes em 75% do território.  Seu relevo pode ser dividido em três principais unidades:

  • Maciços antigos: montanhas que datam dos períodos pré-cambriano e paleozoico.  Elas se situam no norte e no leste do continente.  Entre esses maciços, destacam-se os montes Urais-que separam a Europa da Ásia -, os Alpes escandinavos, o maciço Renano e o maciço Central Frances.
  •  Bacias sedimentares: são as planícies centrais, uma vasta área de terras férteis que vai do Atlântico ate os montes Urais.  Nessa região estão as principais bacias hidrográficas europeias, sendo a maioria delas navegável;
  • Dobramentos modernos: são montanhas com elevadas altitudes, compostas por terrenos formados em eras geológicas recentes (cenozoica, período terciário), com atividade sísmica intensa e alguns vulcões ativos, como o Etna e o Vesúvio.  As principais montanhas desse grupo são os Alpes-onde se localiza o Monte Branco, pico mais elevado da cordilheira Alpina, com 4.810 metros - os Pireneus, os Cárpatos, os Apeninos, os Bálcãs e a cadeia do Cáucaso.  Todas essas formações localizam-se no sul e sudeste europeu.  Outra característica física que se destaca na Europa é o formato muito recortado e irregular do continente, o que resulta em grande número de penínsulas, sendo as cinco maiores a Itálica, a Ibérica, a Jutlandia, a Balcânica e a Escandinava, e de mares interiores, como o Báltico, o Negro, o Adriático, o Jônico e o Egeu.  O litoral europeu também é muito recortado, o que favorece a instalação de portos, a navegação e o comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com